Na manhã de hoje (8), foi lançado oficialmente o início das atividades de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da região da AMFRI. O PlanMob tem como objetivo principal o estabelecimento de políticas, diretrizes e planos de ação, relativos à mobilidade urbana, objetivando a promoção da cidadania, inclusão social e desenvolvimento econômico. Planejamento e organização; Pesquisas, consultas e estudos; Concepções e legislação, são as etapas do plano.
A presidente da AMFRI e prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva recepcionou a todos no evento realizado no auditório da associação. “A AMFRI está coordenando o plano para que os municípios estejam de acordo com a Lei 12.587/2012 e possuam este importante instrumento de política urbana disponível, estabelecendo objetivos e metas passíveis de serem executados de forma conjunta, eliminando os grandes gargalos e problemas de mobilidade já enfrentados”, destacou a presidente.
O Diretor Geral da empresa responsável pela elaboração dos planos, LePadron – Arquitetura & Consultoria, Sérgio Gollnick realizou a apresentação dos objetivos e etapas do plano. A primeira etapa do plano trata do Planejamento e Mobilização e está sendo executada desde o início de novembro. Já na segunda etapa pesquisadores aplicarão um questionário em todos os municípios da região.
Itajaí será a primeira cidade a receber os pesquisadores, a partir de amanhã (9) até o dia 22 de dezembro, os moradores de 17 localidades da área urbana e zona rural serão entrevistados. Cada município terá um número de entrevistados estabelecidos de acordo com a amostra proporcional do número de habitantes por bairro, tendo como base o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos próximos meses, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo receberão os pesquisadores. A previsão é que os municípios da AMFRI recebam seus planos prontos até o final de junho de 2015.