A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em parceria com o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, promoveram na tarde de ontem (28) um curso sobre o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal – SIGEF. O evento no auditório da AMFRI reuniu 69 pessoas, entre servidores municipais das prefeituras, fundações e secretarias da região, além de funcionários da associação e representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí.
A capacitação que teve como principais temas a prestação de contas parcial e final e um panorama geral do SIGEF, agradou aos participantes, como demonstra o gestor municipal de convênios do município de Luís Alves, Diogo Graf. “O conteúdo do curso foi excelente, tivemos a oportunidade de aprender mais sobre este sistema”. Ele ainda acrescenta que sua única sugestão seria que o curso tivesse uma carga horária maior, e defende que o tema ainda precisa ser explorado.
Roberto de Souza, assessor de projetos e convênios da AMFRI explica que esta capacitação é fruto da necessidade que os servidores ligados de alguma forma ao sistema têm para entender mais sobre o SIGEF. “Atualmente o SIGEF é o principal instrumento de captação de recursos estaduais, seja através de convênios entre órgãos públicos ou subvenções sociais através de entidades, por isso é necessário entendê-lo bem”. Além disso, Roberto enfatiza que o programa é autoexplicativo e que as apostilas já dão um norte para o cadastramento das propostas.
Além da prestação de contas, o palestrante do evento, Telbas Mauri da Silveira, auditor interno do Poder Executivo do Governo do Estado, ainda dissertou sobre a legislação e funcionalidade do SIGEF, e fez um panorama geral do Fundo de Apoio aos Municípios (FUNDAM). No final da tarde os presentes também aproveitaram o momento para esclarecem suas dúvidas sobre os temas abordados e receberam certificado de participação do evento.