Reunidos na manhã de hoje (08), na sede da AMFRI, prefeitos e vice-prefeitos da região realizaram sua assembleia geral do mês de novembro. O encontro teve como objetivos principais, uma proposta para elaboração dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana, e a apresentação do diagnóstico do setor de Gestão de Convênios e Projetos dos municípios da região.
O primeiro secretário do Colegiado de Gestores Municipais de Convênios Municipais da AMFRI (CGMC) e Gestor de Convênios de Bombinhas, Maycoln Vilas Boas de Andrade apresentou o levantamento de dados. O CGMC tem por objetivo desenvolver ações relacionadas à captação de recursos e a elaboração e acompanhamento de convênios, com o intuito de trazer recursos destinados ao investimento nas diversas áreas de interesse municipal.
Ações já desenvolvidas pelo colegiado, uma análise da estrutura do setor de Convênios nas prefeituras e as principais dificuldades dos GMC’s foram apontadas. Além disso, Maycoln explicou todas as atividades desenvolvidas pelos GMC’s e os principais benefícios de um setor bem estruturado. “Com o advento do SICONV e SIGEF, aumenta ainda mais a responsabilidade do setor e que uma infraestrutura adequada garante mais projetos, convênios e recursos aos municípios”.
Em seguida, Stavros Wrobel Abib e Sérgio Saturnino Januário, coordenador executivo do Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali, apresentaram uma proposta para desenvolvimento de parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A proposta engloba todos os municípios da AMFRI e pretende realizar um levantamento de dados, com previsão para ser executado no período de oito meses, e que proporcionará a elaboração do plano.
Todos os prefeitos e vice-prefeitos presentes decidiram que o projeto deve contemplar todo o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Assim, Leonel José Martins, presidente da AMFRI e prefeito de Balneário Piçarras solicitou aos representantes da Univali que elaborem um novo projeto de todo o plano e apresentem na próxima assembleia. “Nossa preocupação é que os planos tenham qualidade, sejam bem elaborados e cheguem aos municípios prontos”, destacou Leonel.