A Defesa Civil de Itajaí está monitorando pontos de possível alagamento em Itajaí em virtude da maré alta (Preamar). Esses alagamentos são comuns, mas a tendência é do fenômeno se intensificar por influência da fase de lua cheia.
Segundo informações da defesa Civil, o fenômeno da maré alta pode ser intenso nas tardes desta terça-feira (entre 14 e 15 horas) e de quarta-feira (entre às 15 e 16 horas). A média para este horário é de 1,10m, mas por influência da lua pode chegar a 1,50m. Com isso, há possibilidade de alagamento, especialmente ao longo da rua Prefeito Paulo Bauer, na região dos trapiches pesqueiros.
A maré alta é um fenômeno natural e está diretamente ligado a fenômenos astronômicos, no que diz respeito às fases da lua. Em época de lua cheia ou lua nova há o alinhamento dos astros que impõem a maré alta. Nesse período, a preamar e a baixa-mar são mais intensas.
O período de chuva pode ser um dos responsáveis pela antecipação da preamar. Fenômenos como o vento e a chuva intensificam o teor da maré alta, mas não são os fatores determinantes já que, habitualmente, o fenômeno é comum no mês de março.