Pessoas a partir de 15 anos de idade que não completaram os estudos na idade apropriada, podem voltar às salas de aula por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal. A Secretaria de Educação de Itajaí oferece classes que vão desde a alfabetização até 9º ano, do Ensino Fundamental. O período da matrícula segue até o dia 1º de março.
Em Itajaí, seis escolas oferecem a modalidade de ensino. “É uma oportunidade de preparar as pessoas para melhor enfrentar a competitividade no mercado de trabalho e, é claro, o exercício de cidadania. Qualquer adulto que por inúmeras razões não freqüentaram a escola ou não concluíram as séries iniciais pode voltar a estudar. Além disso, é completamente gratuito”, ressalta o Secretário de Educação Edison d’Ávila.
Para se matricular, basta se dirigir a unidade escolar de preferência, ter 15 anos completos e apresentar os documentos pessoais. Atualmente, seis escolas oferecem a modalidade: Gaspar da Costa Moraes, na Fazenda; João Duarte, no São João; Aníbal César, no São Vicente; Thereza Bezerra de Athayde, em Espinheiros; Centro Educacional Pedro Rizzi, no Cidade Nova e no Centro Educacional de Cordeiros.
Texto: Secretaria de Comunicação Social de Itajaí