A aposentada Renilda Godk Mehler, de 70 anos, não se conteve de alegria na última sexta-feira, dia 26 de abril, ao descerrar a fita inaugural de um setor de saúde que tem sido importante em sua vida: ao lado de autoridades municipais como o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), Renilda simbolizou o grupo de pacientes assistidos que a partir de agora, desfrutarão do novo Centro Integrado de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), implantado pela Prefeitura de Penha.
A inauguração do espaço, situado ao lado do Posto de Saúde Central, no centro, contou com a presença do deputado estadual Dado Cherem (PSDB), que viabilizou os recursos para a implantação do projeto, além do presidente da Câmara de Vereadores, Jesuel Capela (PSDB), e da fisioterapeuta Elaine Cristina da Costa, coordenadora do CEFIR e idealizadora do projeto, que contará com cinco profissionais do setor. A fita inaugural também foi descerrada pelo secretário de Saúde atual, Cleiby Darossi, e o anterior, Clóvis Bergamaschi, atual vereador (DEM), e que iniciou a captação de recursos para implantação do centro.
O novo espaço do serviço de fisioterapia municipal reúne o que há de mais profissional no setor, e segundo lembrou o prefeito Evandro, chega a superar clínicas particulares. O atendimento a pacientes como a dona Renilda Mehler, que sofre com problemas de locomoção, ganha muito mais estrutura: o novo local de atendimento fisioterápico foi reformado e reformulado, e a expectativa é pular dos 120 atendimentos diários para praticamente o dobro desse índice.
Além dos serviços já oferecidos (ortopedia, neurologia e respiratória) o novo local terá suas especialidades ampliadas através de um convênio com o Governo do Estado. Na nova estrutura, o CEFIR também vai oferecer fisioterapia uroginecológica, pulmonar, cardíaca e até mesmo reeducação postural (pilates, RPG e Iso Stretching ). O centro conta com equipamentos novos e ainda salas próprias para termoterapia, pediatria, hidroterapia, setor cardiorrespiratório, espaço para atividades em grupo e cinco boxes para atendimentos individualizados.
O prédio, que antigamente era sede do Pronto Atendimento (P.A.), foi reformulado com investimentos no valor de R$ 48.625,73, pela Empreiteira Moinho. Já o convênio firmado com o Estado, no valor de R$ 170 mil, permitiu que o município adquirisse os aparelhos fisioterápicos específicos para cada atividade. “Esse centro ficou um verdadeiro sonho, um espaço amplo para nosso trabalho”, elogia o fisioterapeuta Vilmar de Oliveira, mais antigo profissional do setor a trabalhar em Penha, atuando na cidade desde 1994.
Fonte: Assessoria de comunicação e relações públicas da Prefeitura de Penha