You are currently viewing Pôr-do-sol na praia é atração da Costa Verde & Mar

Pôr-do-sol na praia é atração da Costa Verde & Mar

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Paisagem inspiradora digna dos mais diferentes poemas, o pôr-do-sol ganha contornos únicos nos municípios que integram este trecho de Santa Catarina. E apesar da posição geográfica e da regra de o sol se por sempre a Oeste, em algumas praias da Costa Verde & Mar é possível observar o espetáculo do astro-rei se despedindo quase que tocando a água. São exemplos dessa beleza Morrinhos, Canto Grande e Zimbros, no município de Bombinhas.

Locais com cara de pequena vila de pescadores e maricultores, essas praias ainda mantêm viva a cultura dos imigrantes do Arquipélago dos Açores, como a tradição do terno de reis e a técnica da pesca artesanal. O centro da vila fica aos pés do Parque Municipal do Morro do Macaco, o segundo ponto mais alto da cidade que proporciona ao turista uma bela vista da cidade, da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e também das cidades vizinhas como Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis.

Quando o sol começa a se esconder no horizonte na direção Oeste, mesclando tons e cores no céu, a Praia do Trapiche, em Penha, também apresenta um show exclusivo. As diferentes nuances dão ainda mais beleza à paisagem. Barcos de pesca, balsas de maricultores e o mar providenciam um pôr-do-sol ainda mais belo ao ajudar na composição do cenário.

Também em contato com a natureza, mas sem o mar como pano de fundo, o Morro do Baú, em Ilhota, agracia os visitantes com uma majestosa despedida do astro-rei. O relevo dá formas ainda mais voluptuosas à despedida do sol. Imagens que ficam para sempre na memória.

Dos molhes de Itajaí, o adeus ao sol reforça a paisagem urbana que emoldura o Saco da Fazenda, viveiro natural de espécies marinhas. O barulho das ondas é a trilha sonora, mas é no horizonte, com a cidade portuária ao fundo, que a noite adentra e encobre de preto o azul do céu que some junto o astro. Juntos eles surgem novamente no dia seguinte, num ciclo espetacular da natureza.

Texto: Ricardo Ruas / Oficina das Palavras
Foto: Maria Angelica Arruda / Divulgação-Costa Verde & Mar