O I Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí foi nesta quinta-feira (26), na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em Itajaí, e reuniu representantes de 20 localidades. O evento foi uma promoção da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a AMFRI e Prefeitura Municipal de Itajaí e teve como objetivo mostrar meios de utilização das tecnologias para ações nos municípios.
A abertura foi feita pelo presidente da AMFRI e prefeito de Itapema, Rodrigo Costa, que destacou a importância da articulação dos municípios para ações conjuntas na área e fomento às cidades digitais, base para a modernização da gestão e dos serviços públicos. “Hoje realmente o mundo das pessoas é envolvido através do sistema digital, internet e afins, e a AMFRI está sendo a precursora desta ideia de tornar as cidades mais digitais. Com o avanço do poder público, fazendo a sua parte, com certeza o cidadão comum vai ser beneficiado, seja através dos serviços públicos ou do dia a dia dele. Com certeza é uma porta que está se abrindo”, afirmou.
Além de prefeitos e gestores, o evento contou com a participação da Secretaria de Inclusão Digital, órgão vinculado ao Ministério das Comunicações e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo a Coordenadora Geral de Infraestrutura para Inclusão Digital, Eloá Fernandes Mateus, o termo de cooperação entre governo e BNDES que deve ser assinado no mês de maio, pretende facilitar a aquisição de financiamentos para implantação de infraestrutura de cidades digitais. “O acordo vai fazer com que o Ministério das Comunicações aprove o projeto de cidade digital e o município pula uma fase mais burocrática dentro do BNDES para conseguir o financiamento”, explicou Eloá.
Para o coordenador de Tecnologia de Itajaí, Mauri Cabral, a Segurança Pública deve ser umas das principais áreas beneficiadas com o uso da tecnologia nos municípios por meio das câmeras de monitoramento e infraestrutura disponibilizada pelo sistema. “Essa integração nos municípios da AMFRI é muito importante. Existe uma integração política, mas uma integração técnica da informação ainda não existe. Acho importante nos organizarmos para tratar desses assuntos”, afirmou.
A seguir confira fotos do evento e os arquivos utilizados nas apresentações.
Arquivos