Alunos de graduação que estejam cursando ou que se formaram há menos de dois anos, de especialização e mestrado de alguma das instituições de ensino superior localizadas nos municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Porto Belo e Penha podem participar do Curso de Formação de Líderes Públicos.
A iniciativa é uma ação do projeto InovAmfri, da AMFRI, com execução pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e vai disponibilizar 10 vagas. ”Estes estudantes vão se juntar ao grupo de servidores públicos que serão capacitados para liderar a gestão pública inovadora que guiará o futuro da nossa região”, avalia o presidente do Conselho Consultivo do InovAmfri, Paulo Bornhausen. Estudantes e egressos poderão estudar de graça com os servidores públicos e se tornar agentes de mudanças das cidades que residem.
O objetivo é formar equipes especializadas na região, com foco na construção e desenvolvimento social. Para o responsável pelas ações de capacitação em gestão pública do InovAmfri pelo CLP, Guilherme Sampaio, os jovens que vão participar do curso terão a oportunidade de desenvolver capacidades primordiais de inovação. “A metodologia de abordagem é toda baseada no modelo de Liderança Adaptativa, que surgiu na Harvard Kennedy School, e ensina líderes públicos a lidarem com os problemas de um modo mais inteligente, eficiente e com maiores chances de construir um legado”, explica.
O curso tem carga horária de 160 horas e será dividido em três módulos: Liderança, Gestão e Inovação. Serão ministradas oito matérias, como Negociação e Gestão de Conflitos, Avaliação de Políticas Públicas e Design Thinking. Informações gerais, cronogramas, datas e inscrições estão disponíveis no Manual do Candidato pelo endereço http://www.inovamfri.com.br/cursoparaestudantes.html.As inscrições seguem até o dia 12 de agosto. As aulas iniciam em 22 de setembro e serão ministradas na sede da Amfri, em Itajaí.