O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Convênios e de Assessores de Projetos das 21 associações de municípios de Santa Catarina esteve reunido na semana passada. O encontro foi realizado em Florianópolis e durante os dois dias, 21 e 22 de novembro, o grupo avaliou as ações realizadas em 2017 e planejou as ações a serem executadas em 2018.
Participaram representando a AMFRI, Roberto de Souza, Assessor de Projetos e Convênios da associação e Jaylon Cordeiro da Silva, Gestor Municipal de Convênios de Penha e Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Convênios. Os representantes da região repassaram as informações debatidas aos demais GMCs da região da Foz do Rio Itajaí no próximo encontro na sede da associação.
O Colegiado Estadual debateu as dificuldades das gestões municipais que assumiram neste ano, a necessidade de ações junto ao governo do estado para a prorrogação dos convênios para 2018, os recursos e emendas parlamentares para o próximo ano, os programas de financiamento Avançar Cidades e PMAT do governo federal, os recursos e os sistemas de gestão de recursos para a saúde, entre outros assuntos.
Algumas ações ficaram programadas para 2018: Realização de capacitações regionalizadas na área de captação de recursos, capacitação dos procedimentos técnicos das Gerências de Governo da Caixa Econômica Federal, intensificar a integração e capacitações junto às equipes técnicas de engenharia e arquitetura das prefeituras e associações de municípios. Também foi confirmada para julho de 2018, a realização simultânea da 3ª Edição do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios e o 2ª Seminário Estadual de Arquitetura e Engenharia na Gestão Público.