O Colegiado de Controladores do Sistema de Controle Interno promoveu um encontro na tarde desta terça-feira (13) no auditório da AMFRI. Em pauta estiveram o Portal de Transparência dos Municípios. Além dos representantes municipais e da AMFRI, estiveram participando integrantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), da Controladoria-Geral da União (CGU/SC), FECAM e da empresa Betha Sistemas.
Com intuito de melhorar os portais de transparência dos Municípios, o colegiado de controladores internos da região da AMFRI vem buscando junto aos órgãos de controle externo e empresas responsáveis uma nova personalidade para os portais, tendo como base a dificuldade de acesso a relatórios muitas vezes técnicos pelo cidadão nas buscas dos processos nos portais atuais.
Leocádio Giacomello, assessor da presidência e Moises Hoigen, diretor da DMU, estiveram representando o TCE no evento. Eles mostraram o projeto sobre o portal da transparência, onde as informações são mais acessíveis estando disponíveis online a toda população. “Viemos a convite da AMFRI, foi uma reunião bastante produtiva e o objetivo principal é que aquelas informações que estão de forma técnica se convertam em uma linguagem popular, de fácil acesso a todos”, enfatizou.
Já o representante da CGU, Rodrigo de Bona da Silva, comenta que embora, por exemplo, a CGU não tenha nenhuma competência de punição, pois isso cabe ao TCE e Ministério Público, fazem a fiscalização e acabam encontrando problemas. Na maioria das vezes a causa dos problemas é uma falha estruturante e assim a CGU acaba contribuindo na proposição de melhorias. “Temos dado apoio a alguns municípios da região, participado de encontros e treinamentos com os controles internos a respeito desses assuntos, por isso fomos convidados a participar aqui pela nossa experiência com os municípios”.