Compartilhar share
Voltar para a agenda

Curso sobre o novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (Medina)

08/07/2022 até o dia 15/07/2022 das 09:00 às 18:00
Auditório da AMFRI

Nos dias 8 e 15 de julho, das 9h às 12h e das 13h às 18h, a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, por meio do setor de Engenharia e Arquitetura, promove o curso sobre o novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (Medina), oficializado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em abril de 2021. O curso será realizado no auditório da AMFRI e é destinado aos servidores públicos da região, com inscrições gratuitas e limitadas a 50 participantes.

O curso será ministrado pelo Engenheiro Huri Alexandre Raimundo, Analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT e Professor de Pavimentação da UNISUL. Ele explicará a aplicação do novo método, uma vez que a análise e dimensionamento da estrutura do pavimento são realizados a partir do cálculo das tensões, deformações e deslocamentos do sistema de camadas em relação ao carregamento aplicado, e de acordo com as características dos materiais empregados, que deverão ser obtidas de forma experimental mediante ensaios de laboratório.

Assim, é necessário que os conhecimentos teóricos e práticos relacionados com o Medina sejam disseminados para toda a comunidade que trabalha na área da pavimentação. Isso irá permitir que os profissionais possam projetar estruturas de pavimentos duráveis e econômicos com base nos últimos avanços tecnológicos desenvolvidos no país.

Para tanto, tem sua metodologia embasada no processo de ensino e aprendizagem com aulas teóricas e atividades práticas. A programação está segmentada em dois módulos principais sequenciais da seguinte maneira:

 

•             Mecânica dos pavimentos e ensaios de laboratório (8h)

Discussão dos conceitos teóricos da análise de tensões e deformações na estrutura dos pavimentos. Análise e interpretação dos resultados dos ensaios de caracterização mecânica dos materiais empregados na estrutura dos pavimentos.

•             Dimensionamento e retro análise com o software Medina (8h)

Explicação prática do procedimento de entrada de dados, dimensionamento e análise da estrutura do pavimento. Explicação prática do procedimento de entrada de dados e interpretação dos resultados da retro análise.

 

As inscrições gratuitas para os servidores públicos municipais podem ser realizadas abaixo.

 

AMFRI foi contemplada através de edital do CREA/SC

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Cataria (CREA-SC), realizou um edital através de um processo licitatório de Seleção Pública de Projeto para Patrocínio n°. 001/2022, para beneficiamento projetos da área de engenharia.

A AMFRI protocolou o projeto Dimensionamento dos Pavimentos – Método Medina na categoria de eventos, o qual foi aprovado pelo Comitê de Avaliação de Projetos da Política de Concessão de Patrocínios do CREA-SC, sendo contemplada com apoio financeiro para realização da supracitada capacitação.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar

Atenção!
Há campos a serem revisados.
Atenção!
Há campos a serem revisados.
Inscrições

Colocar o DDD

Verificação de segurança.*

publish