A prestação de contas do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) do governo do estado foi o tema do curso realizado na tarde desta sexta-feira (18), na sede da AMFRI. Quarenta representantes de entidades e dos municípios da região da Foz do Rio Itajaí e região da Associação do Vale do Itapocu (Amvali) estiveram participando da formação.
Telbas Mauri da Silveira, Auditor Interno da Secretaria de Estado da Fazenda, foi o responsável por conduzir o curso. Entre os principais temas abordados, esteve à prestação de contas parcial e final do sistema, incluindo as funcionalidades do cadastro de pagamentos, forma de responder questionários, envios, consultas e outros aspectos relacionados.
O palestrante ainda explicou brevemente sobre as legislações que regem os convênios, e os contratos de apoio financeiro. Como associar uma contrapartida, consultas no Sistema, alterações da transferência, análises de prestação de Contas Parcial e Final, também estiveram entre os assuntos do evento. Ainda, durante toda à tarde, os participantes esclareceram suas dúvidas sobre cadastro de proponente, propostas e prestação de contas.
Segundo o Assessor de Projetos e Convênios da AMFRI, Roberto de Souza, com este curso, foi encerrado um ciclo de capacitações em captação de recursos. “Concluímos esta série de capacitações, incluindo todos os procedimentos de um convênio com os governos estadual e federal, desde o processo de inclusão dos projetos nos programas SIGEF e SICONV, quanto às prestações de contas parcial e final”. Roberto ainda destaca que todo esse aperfeiçoamento foi realizado de forma gratuita aos municípios participantes da AMFRI.