O Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú voltou a se reunir na noite de terça-feira (29), na sede do sindicato dos empregados do ramo hoteleiro e de restaurantes, Sechobar, para discutir sobre o tráfego de ônibus de turismo no centro da cidade. O encontro também contou com a apresentação do projeto de Natal e abriu espaço para o projeto Cicloturismo na região da Costa Verde & Mar. O tema principal da noite, os ônibus de turismo no centro, foi uma continuação da reunião anterior e deve prosseguir em poucos dias. O objetivo é fazer funcionar o sistema de rotas de ônibus, para que esse transporte não seja impedido, efetivamente, de circular na área central, como prevê a lei 2.712/2007. Em audiência pública realizada no dia 29 de abril passado, ficou determinado que o Comtur teria a tarefa de readequar o sistema de rotas dentro de um ano, para que o trânsito melhorasse no município.
Os integrantes do Comtur receberam explicações do superintendente do Fundo Municipal de Trânsito – Fumtram, Jaime Mantelli, que também é membro da entidade. Mantelli recapitulou as soluções apontadas na primeira reunião. Ao todo, são 19 questões levantadas pelo Fumtram através do laudo que vem sendo estudado desde janeiro e que devem ser resolvidas com participação do Comtur. A intenção de Mantelli, é que o novo sistema de rotas já comece a funcionar de maneira experimental no próximo mês e mude a rotina da cidade no verão que se aproxima.
Mantelli falou sobre o cadastramento de ônibus de turismo que chegam a Balneário Camboriú, e que atualmente já pode ser feito pela internet, antes de sua viagem. “Já estamos realizando orientações através do endereço eletrônico dos interessados. Esse sistema pode ser adotado por agências de turismo, entre outros”, explica o superintendente. Ele esclareceu que o novo sistema de rotas proposto terá separação por cores. Cada ônibus receberá o selo da cor adequada ao trajeto que fará. Esse modelo deverá facilitar a fiscalização de trânsito.
DUAS ROTAS
Outro entendimento entre os membros do Comtur foi a necessidade de que cada ônibus que entre no município não possa ter mais do que dois locais para desembarque. “O que vem acontecendo, é um estilo de pinga-pinga, e isso não poderemos mais permitir. Se o condutor tiver que deixar 15 pessoas num hotel do Pontal Norte, outras 20 no centro, e cinco em outros hotéis, terá que optar. Ou deixará todos no terminal rodoviário, que estaremos estruturando para isso, ou deixar dois grupos, um em cada hotel. O restante deverá ser levado de outra maneira”. Nesse caso, Mantelli explicou que o ônibus receberá dois selos (no máximo), com cores específicas de suas rotas. Para trajetos específicos e institucionais, haverá outro selo diferencial. Nesse caso entram passeios, que devem ser orientados também no Fumtram.
NOVO PIT
A necessidade de mudança do Portal de Informações Turísticas (PIT) da Avenida do Estado, para outro local de melhor acesso e menor impacto no trânsito também foi colocada. Mantelli explicou que a Prefeitura de Balneário Camboriú pretende usar um terreno de 2.500 m2 do município, próximo ao Fórum da Comarca, no bairro dos Estados, que poderá receber um número maior de ônibus simultaneamente. Nesse local também seria encontrada a Secretaria de Turismo, que deixaria de pagar aluguel no centro e ficaria mais próxima do acesso de entrada à cidade, pela Avenida das Flores. Os ônibus vindos do sul entrariam pela marginal do posto Cortesia. “Esse novo PIT seria voltado para a qualificação do turismo, mas essas mudanças não são para o próximo verão. Mas já está sendo planejado”, explica o superintendente.
GUIAS DE TURISMO
Dentro do projeto das novas rotas e implantação de selos de cores diferentes (inclusive com cores diferenciadas das cores de sinalização oficial), foi exposto o trabalho dos guias de turismo, junto aos ônibus que chegam à cidade. Cada um deverá ter um guia do município, devidamente cadastrado junto à Embratur, e que será o responsável pelo cumprimento das rotas. “Quem burlar o que foi determinado no PIT, será conduzido para fora da cidade”, especifica Mantelli.
READAPTAÇÃO
As mudanças não serão fáceis para vários profissionais do turismo da cidade, mas como explica Mantelli, será um “momento de readaptação”, no qual todos terão que contribuir. “Todos deverão ter consciência do seu papel na mobilidade pública. Se todos respeitarem as leis, se os pedestres atravessarem somente nas faixas, se os motoristas se conscientizarem que é preciso parar para a travessia de pedestres nas faixas, teremos um trânsito muito melhor”, pontua.
BONDINDINHO
O transporte de passageiros no bondindinho também deverá se adaptar à nova realidade. O Fumtram realiza o planejamento deste transporte, que atualmente para nas vias, com distâncias de até 10 metros de uma parada para outra, basta o passageiro estender a mão. Também está sendo estudada a velocidade deste transporte.
MAPA DIGITAL
Em breve, o sistema de rotas de ônibus, a sinalização da cidade, os sentidos preferenciais de cada via, os pontos turísticos principais, os hotéis estarão estampados em um mapa digital que será colocado na internet. Ele irá facilitar a venda de receptivos pelas agências, que deverão também readaptar o comércio do destino, de acordo com as regras municipais.
BOLSÃO CENTRAL
Também está nos planos da Prefeitura, utilizar um grande terreno da Avenida Central, entre as ruas 600 e 700, para fazer o desembarque de passageiros de turismo. Também serão feitas reuniões com hoteleiros, para que motivem seus funcionários a colaborar com o novo sistema de rotas, e observar o tempo de desembarque e embarque de passageiros.
Todas essas medidas e outras que vem sendo programadas pelo Fumtram e Secretaria de Planejamento do Município estão sendo esclarecidas aos integrantes do Comtur, durante as reuniões. Os participantes desse último encontro foram: representantes da Acibalc, Unipraias, Associação dos Guias de Turismo (Aguitur), Hotéis, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), agências de turismo, Sindicato dos Hotéis (Sindisol), Cristo Luz, Secretaria de Turismo (Sectur), CDL, Sindicato do Comércio (Simcomércio), Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Sechobar e Fumtram.
“Quem tiver qualquer dúvida sobre o novo sistema de rotas, deve nos procurar. Queremos implantar já em outubro para termos um laboratório do que será o verão. Tudo que estamos falando, a gente vai aprender a fazer, fazendo. Estamos sempre abertos a reavaliar”, explica Mantelli, que não vê com simpatia, a proibição dos ônibus de turismo no centro, como prevê a lei de 2007. “Nosso compromisso é fazer o melhor pelo turismo na cidade. Não podemos perder o turista que vem de ônibus. Queremos encontrar a melhor maneira de gerenciar esse desafio”, avalia Mantelli. “Não podemos deixar de contribuir para fazer de Balneário Camboriú não apenas uma cidade melhor para os turistas, mas também para os nossos moradores”, finaliza.
Texto e foto: Silvia Bomm
Imprensa/Sectur
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122