Cerca de 100 pessoas prestigiaram nos dias 7 e 8 de junho, em Florianópolis, do II Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios. Participaram do evento representando a AMFRI, o presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Convênios, Maycoln Vilas Boas de Andrade, Célio de Oliveira, gestor de convênios de Navegantes e o assessor de projetos de convênios da AMFRI, Roberto de Souza, que também foi mediador do Painel “Prestação de Contas do SIGEF”.
O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM com a realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM. O diretor de Articulação Institucional da FECAM, Celso Vedana ressaltou a importância da gestão de convênios e contratos para as prefeituras e falou da iniciativa da entidade municipalista estadual na criação do Escritório de Projetos. “O escritório foi lançado em 2014 para oferecer aos municípios um serviço de auxílio na elaboração de projetos para captação de recursos, prestando suporte especializado as prefeituras”.
A Programação do Encontro contou cominformações e orientações em relações às vedações, peculiaridades e responsabilidades dos gestores municipais no período eleitoral. No painel “Governo do Estado” foram apresentadas informações a respeito da atuação das ADRs – Agências de Desenvolvimento Regional, tramitação e prazos para repasse de recursos do Fundo Social e prestação de contas do SIGEF (Sistema de Gerenciamento e Captação de Recursos Estaduais).
O evento ainda abordou os desafios e possibilidades da gestão de convênios nos municípios diante da crise financeira que atravessa o país, fontes alternativas e internacionais para captação de recursos. Entendimento e aplicação da lei do Marco Regulatório da Sociedade Civil, informações da implantação e programação das capacitações da Rede SICONV, que é o programa para captação e gerenciamento de convênios federais, também foram tratados no encontro.