Compartilhe

Secretaria de Estado apresenta Mapa Cultural SC a Colegiado da AMFRI

Publicado em 05/10/2018 às 17:28 - Atualizado em 08/10/2018 às 16:58

O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da AMFRI realizou sua reunião de outubro na tarde da última quarta-feira, 3 de outubro, na sede da associação. Os representantes da área da região conheceram mais sobre o Mapa Cultural da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL. A apresentação foi realizada pelo Gerente da SOL, Deivison Garcia.

A participação do representante teve como objetivo mostrar o Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais (SEIIC-SC), e mais especificamente o Mapa Cultural SC. O Mapa é uma plataforma, construída a partir de informações inseridas pelos artistas, produtores e demais agentes culturais, registrando seus eventos, projetos e organizações. Trata-se de um ambiente que proporciona a visualização rápida e possibilita identificar os locais de atuação com grande facilidade.

“O Estado de Santa Catarina lançou essa ferramenta que possibilita a inclusão feita pelos agentes, onde todo o Estado pode ver, fornecendo às políticas públicas de cultura, estadual e federal indicadores mais assertivos, e possibilitando inclusive o georreferenciamento de atividades da cultura do nosso estado”, enfatizou Deivison. O gerente da SOL ainda acrescentou que essa ação é importante porque ela congrega e consolidas todas as informações e atividades que as pessoas da sociedade gostaria que tivessem postas e acessíveis de forma pública.

Nessa ferramenta estão reunidas informações do antigo Registro Aberto da Cultura [RAC], da Rede Cultura Viva, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas [SNBP], do Cadastro Nacional de Museus. A intenção agora após os integrantes do colegiado conhecerem mais a respeito do Mapa Cultural SC, é que eles aliem essa plataforma as atividades e ações nos municípios.

Os dirigentes culturais da região ainda trataram nessa reunião sobre a proposta de Visita Técnica e o andamento do Curso de Elaboração de Projetos Culturais. Concluindo o encontro, debateram sobre a organização do AÇOR (Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina), a parcerias dos municípios neste importante evento, e os demais eventos envolvendo a área que irão acontecer nos próximos meses.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, Itajaí - SC
CEP: 88309-421