Compartilhe

Professores dos 5ᵒˢ anos do Ensino Fundamental conhecem Projeto Turismo nas Escolas

Publicado em 07/11/2018 às 17:28 - Atualizado em 08/11/2018 às 14:31

O projeto que tem como objetivo implementar ações político-pedagógicas para a inclusão da temática do turismo no currículo do Ensino Fundamental nas Redes Municipais de Ensino da região, teve mais uma fase realizada. Nesta terça-feira, dia 6/11, cerca de 80 profissionais dos municípios que compõem a AMFRI, estiveram no auditório da Faculdade Avantis, em Balneário Camboriú. Este encontro oportunizou que professores que atuam nos 5ᵒˢ anos do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas conheçam o Projeto Turismo nas Escolas.

Também foram apresentados os motivos e encaminhamentos preliminares para a elaboração da temática, as questões gerais do turismo regional da Costa Verde & Mar com destaque para aspectos conceituais, técnicos, de abrangência econômica e cultural. Os participantes ainda conheceram as possibilidades turísticas e demais informações relevantes para que o grupo possa se instrumentalizar para elaboração do projeto.

Integrantes dos Colegiados de Educação e Turismo, o Comitê Gestor de Turismo e Educação, os integrantes do GT de Coordenadores Pedagógicos também estiveram presentes durante todo o dia de evento. No período matutino representantes do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar) e Colegiado de Turismo da AMFRI apresentaram a pesquisa realizada junto aos professores da região sobre a temática do Turismo, os principais aspectos conceituais, econômicos, culturais, ambientais e sociais do Turismo e os impactos dessa atividade em cada cidade da região da Costa Verde & Mar.

Já o período da tarde foi dedicado a debates entre os professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas municipais da região no intuito de alinhar proposições e encaminhamentos para a inserção da temática do Turismo no currículo do 5º ano do Ensino Fundamental.  “O momento foi essencial, pois oportunizou uma aproximação dos professores com o projeto e agregou intenções, proposições e encaminhamentos para a implantação do Turismo nas Escolas em forma de projeto piloto para 2019 e a possibilidade de inclusão definitiva no currículo a partir de 2020”, destaca a consultora em educação, Gilmara da Silva.

O próximo passo será uma reunião do Comitê Gestor de Turismo e Educação para continuar alinhando e definindo o projeto. O Grupo de Trabalho dos Coordenadores Pedagógicos já deliberou que o conteúdo será desenvolvido em até duas unidades escolares das redes municipais de ensino de cada cidade da região, sendo uma localizada na área urbana e outra em unidades escolares com características de escolas de campo (não necessariamente rurais).


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, Itajaí - SC
CEP: 88309-421