Compartilhe

Cidades da AMFRI fazem mês de atividades focadas na prevenção e resiliência

Publicado em 08/11/2018 às 14:36 - Atualizado em 08/11/2018 às 14:37

Os desastres naturais de 2008 marcaram Santa Catarina e principalmente a o Vale do Itajaí, no total 135 pessoas perderam a vida. A tragédia completa 10 anos neste mês, e para relembrar e refletir sobre a importância das políticas nacionais e internacionais de Redução de Risco e Desastres (RRD) durante todo o mês a Secretaria de Estado da Defesa Civil e os municípios catarinenses irão promover uma série de atividades.

Preocupados com o tema, os municípios da AMFRI estão com várias ações, entre elas, um grande Seminário Regional voltado ao Fortalecimento da Cooperação e Resiliência que acontece no dia 22 de novembro, no Centreventos, em Itajaí. O evento contará com exposição das agências que atuam na resposta a desastres e organizações de ensino que produzem conhecimento da área.

Os objetivos serão fortalecer a cooperação, a resiliência e o debate sobre a Proteção e Defesa Civil com foco na redução de risco de desastres, formalizar a rede de pesquisa e estudo sobre risco e desastre na foz do Rio Itajaí, possibilitar a integração da região e fortalecer o colegiado de Defesa Civil e o GRAC regional. “Estas ações surgem da importância de destacar a importância e relevância das políticas públicas, ações e programas de Redução de Risco e Desastres, fazendo com que se perceba que as mesmas ocorrem diariamente e não só quando acontecem os eventos adversos, possibilitando assim uma maior capacidade de resiliência dos municípios frente aos mesmos”, destaca o engenheiro ambiental da AMFRI, Leandro Freitas.

Os onze municípios da AMFRI, Balneário Camboriú,  Balneário Piçarras, Bombinhas,  Camboriú, Itapema, Itajaí, Ilhota,  Luiz Alves, Navegantes, Penha, e Porto Belo, juntamente com Barra Velha, Brusque, Blumenau, Camboriú, Canelinha, Gaspar, Massaranduba, São João do Itaperiú e Tijucas estarão realizando diversas atividades preventivas durante todo novembro.

Nestas primeiras semanas haverá treinamentos, caminhadas ecológicas, passeio ciclístico, simulados, sessão solene na Câmara de Vereadores, plantio de mudas, visando ampliar a consciência de proteção na população. O principal dia de ações desta primeira quinzena de novembro será às 16h da próxima terça-feira (13), onde todos os municípios da AMFRI promoverão treinamentos de Rotas de Fugas em escolas buscando a conscientização de crianças e adolescentes.

Confira a programação completa nas imagens a seguir:


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, Itajaí - SC
CEP: 88309-421