Compartilhe

Bombinhas recebe Prêmio de Boas Práticas Culturais e representante de Navegantes é empossado Presidente do CONGESC

Publicado em 13/05/2019 às 15:51 - Atualizado em 14/05/2019 às 08:11

Boas práticas culturais são reconhecidas durante Fórum de Gestores Municipais de Cultura, a premiação ocorreu na quinta-feira (09), em Garopaba. O prêmio reforça iniciativas e ações que tenham sido bem-sucedidas e de caráter exemplar.

O município de Bombinhas, que integra a região da AMFRI, recebeu o prêmio na categoria entre 5 e 20 mil habitantes, com o case “A importância do Programa de Salvaguarda do Patrimônio Bombinense”. A presidente interina da Fundação de Cultura de Bombinhas, Tabata Torres, ressaltou a conquista. “O Programa de Salvaguarda do patrimônio é muito importante dentro do nosso município e de nossa realidade”.

Na categoria, município com até 5 mil habitantes, o município vencedor foi Botuverá, da região da AMMVI, com o case “O Futuro nos cobrará nossas omissões do passado”. Já na categoria acima de 20 mil habitantes o case premiado foi do município de Gaspar, também da região da AMMVI, com o projeto “Organizar e Estruturar: um Governo com foco na Gestão Cultural”. E na categoria Colegiado Regional, o vencedor foi o colegiado da região da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, com o case “O Planejamento como ferramenta de associativismo na Gestão Cultural”.

A avaliação foi realizada por uma comissão especial que analisou como critérios a clareza e descrição da ação realizada, qualidade técnica e metodológica da ação, potencial de reverberação da ação como modelo de gestão cultural. As ações premiadas foram apresentadas na Plenária do Fórum, na manhã de sexta-feira (10), com a participação dos representantes de cada município e associação.

 

Posse do CONGESC

Ainda no fórum, o Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Venício Montagna, foi empossado como novo Presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC). A eleição da nova diretoria ocorreu no dia 26 de março, em Florianópolis, para a gestão 2019/2021, a nova diretoria ficou assim constituída:

Presidente: Marcos Venício Montagna – Município de Navegantes (AMFRI); Vice-presidente: Viviane Bueno - Município de Três Barras (AMPLANORTE); Secretário: Jerry Andriani Laurindo - Município de São João Batista (GRANFPOLIS); Secretário-adjunto: Jaime Luís da Silveira Batista - Município de Passo de Torres (AMESC); Coordenador de Comunicação: Renan Higor Fedrigo - Município de São Lourenço do Oeste (AMNOROESTE) e Coordenador de Formação: Célia Regina de Bortoli - Município de Salto Veloso (AMARP).

“O CONGESC tem se mostrado um órgão colegiado fundamental para a política cultural de Santa Catarina. Essa nova gestão tem o desafio de manter o trabalho de fortalecimento das políticas municipais de cultura e, acima de tudo, acompanhar esses processos. Outro desafio será aproximar o CONGESC da sociedade civil, da classe artística catarinense, através das instituições representativas, ampliando discussão a respeito da cultura em Santa Catarina e fortalecer as nossas pautas. Precisamos também estar mais presentes juntos aos órgãos deliberativos, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, por exemplo, porque as mudanças passam por esses ambientes”, pontuou o Presidente, Marcos Montagna.

 

Carta de Garopaba

O Comitê Gestor do CONGESC fez os encaminhamentos da Carta de Garopaba. A Carta representa os anseios dos gestores de cultura diante do Governo de Santa Catarina, da Assembleia Legislativa do Estado, da União, dos Municípios e das classes culturais e artísticas. Ela será finalizada nos próximos dias e então remetida aos executivos e legislativos federais, estaduais e municipais.

Por fim, o último ato do evento foi o sorteio a cidade sede do X Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. Quem receberá os gestores de cultura de todo o estado em 2020 será Ibirama, no Alto Vale do Itajaí região da AMAVI.

O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, prefeitura de Garopaba e as Associações de Municípios de Santa Catarina.

 

*Texto: Lyandra Machado Batista - Assessoria em Comunicação da AMFRI

*Com Informações da Assessoria de Imprensa da FECAM

Fotos: FECAM

facebook.com/amfri.org - imprensa@amfri.org.br - Whats AMFRI (47) 99915-1746


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, Itajaí - SC
CEP: 88309-421