Inscrições abertas aos servidores públicos para curso de Drones nos Serviços de Engenharia e Monitoramento Ambiental

Publicado em 09/12/2020 às 16:36 - Atualizado em 13/01/2021 às 14:12

A capacitação “Drones nos Serviços de Engenharia e Monitoramento Ambiental” acontecerá nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de janeiro de 2021, das 8h às 17h30. O auditório da AMFRI será utilizado para as aulas teóricas, a pista de atletismo em Itajaí para as aulas práticas e os laboratórios de computação da UNIVALI para as aulas práticas de laboratório. Para participar, o servidor público deverá realizar a inscrição por meio do link https://bit.ly/3gtFcxI. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.

O curso é dividido em três etapas, iniciando com fundamentação teórica história, legislação e princípios de voos, sensores, fotografia e fotogrametria. A segunda etapa consiste em prática de campo planejamento de voo prática em simulador prática em campo prática em laboratório e por fim, a última etapa será de prática de laboratório.

A capacitação será administrada pelo Engenheiro Civil e funcionário do quadro efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no DPAE (Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia), Mestre em Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduado em Gestão Empresarial e Ministrante do curso “New Technologies in Mapping and Planning: Drones and GIS “ pela Programa de internacionalização da UFSC e “Drones para Engenharia” através do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina, Guilherme Francisco Zucatelli.

O curso é destinado aos servidores públicos e técnicos da área em questão dos onze municípios pertencentes à AMFRI, com uma limitação de 25 participantes.

 

Programação do curso:

Etapa 1 (18/01) – Fundamentação teórica (8 horas): História dos drones, princípios de voo, legislação brasileira quanto ao uso de drones; tipos de drones, equipamentos e sensores; fotografia com drones e introdução à fotogrametria.

Etapa 2 (19/01 e 20/01) – Prática de campo (16 horas): Primeiros contatos com os equipamentos, check list, planejamento e solicitação de voo, prática com simulador e prática em campo, com voo livre, voo pré-programado e opções de automação.

Etapa 3 (25/01 e 26/01) – Prática de laboratório (16 horas): Processamento das imagens, geração e validação de produtos, relatórios de campo e produtos cartográficos.

 

O curso seguirá rigorosamente todos os protocolos sanitários elaborados pelas portarias municipais e estaduais para prevenção contra a covid-19. Será obrigatório o uso de máscaras, será respeitado o distanciamento social e disponibilizado álcool em gel aos participantes.

A organização do evento é da AMFRI e patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), com apoio da Univali.

 

AMFRI foi contemplada através de edital

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Cataria (CREA-SC), realizou um edital através de um processo licitatório de Seleção Pública de Projeto para Patrocínio n°. 001/2020, para beneficiamento projetos da área de engenharia.

A AMFRI protocolou o projeto do curso “Drones nos serviços da Engenharia e Monitoramento Ambiental”, o qual foi aprovado pela Diretoria e homologado pelo Plenário PL 11/2020 do CREA, sendo contemplada com apoio financeiro para realização da supracitada capacitação.

 

Texto: Lyandra Machado Batista - Assessoria em Comunicação da AMFRI

facebook.com/amfri.org  -  imprensa@amfri.org.br  -  Whats AMFRI (47) 99915-1746


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar