Compartilhar share

Colegiado de Agricultura e Pesca discute reordenamento da maricultura na região

Publicado em 27/09/2021 às 11:36 - Atualizado em 27/09/2021 às 11:41

Na última quarta-feira (22), o Colegiado de Agricultura e Pesca reuniu-se para reunião mensal na sede da AMFRI. O Engenheiro Agrônomo, Msc Engenharia Civil e Coordenador Estadual de Extensão de Aquicultura e Pesca da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Everton Gesser Della Giustina, realizou uma apresentação aos Secretários Municipais sobre o reordenamento da maricultura na região da AMFRI. Everton mostrou o panorama de trabalho que segue até 2022.

O grupo ainda debateu a reunião realizada com o Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, em Florianópolis. O colegiado apresentou as demandas regionais da agricultura e da pesca, solicitando apoio na resolutividade destas.

Entre as pautas, o repasse de recursos para levar internet de qualidade ao meio rural da região, ampliação da cota de calcário através do programa Terra Boa, desassoreamento dos rios na região e melhora na estrutura de implementos agrícolas. Foi deliberado reuniões com os responsáveis por cada área para os encaminhamentos.

O grupo ainda discutiu o projeto SC Mais Pesca, Programa de Infraestrutura Pesqueira para Santa Catarina, que terá investimentos de até 1 milhão por município para pescadores artesanais, com recursos que permitirão a implantação ou reforma de infraestruturas do setor. Cada município pode escolher um ou dois projetos.

Ainda na reunião, o Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI), João Luiz Demantova, apresentou a conclusão da primeira fase do CIM/SISBI, e agendou nova reunião no dia 8 de outubro para deliberação sobre o início da segunda fase do projeto.

Os membros do colegiado ainda relataram a dificuldade em receber retorno de demandas de entidades externas na área agricultura e pesca, prejudicando a celeridade do trabalho. Em muitas situações, apenas com o retorno é possível dar continuidade ao trabalho dentro dos municípios. O Colegiado solicitou reuniões com essas instituições, além de receber o contato telefônico dos setores responsáveis.

Por fim, os secretários receberam orientações sobre a utilização do recurso das emendas parlamentares estaduais e federais.

 

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista - Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org - imprensa@amfri.org.br - Whats AMFRI (47) 99915-1746 - instagram @amfrioficial

 

 


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar