Compartilhar share

Comitê Gestor dá primeiro passo para reestruturação do Projeto Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar

Publicado em 09/09/2021 às 17:12 - Atualizado em 09/09/2021 às 17:12

Nesta quinta-feira (9), o Comitê Gestor do Projeto Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar deu o primeiro passo para ser reativado em 2021/2022, uma vez que em 2020 foi interrompido devido a pandemia. O projeto é uma iniciativa dos Colegiados de Educação e Turismo da AMFRI, e neste ano, terá a inserção do Colegiado de Comunicação ao projeto. As indicações para a reativação do Comitê Técnico foram feitas através das reuniões dos colegiados em junho deste ano.

No primeiro momento da reunião, a Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, e a Diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR) e coordenadora do Colegiado de Turismo da AMFRI, Vivian Floriani, apresentaram as atividades gerais do projeto realizadas até o momento. O projeto se desenvolve em parceria com as unidades escolares e professores visando auxiliar na efetivação de práticas educativas, em diferentes perspectivas e abordagens, acerca do turismo da região turística Costa Verde & Mar.

A atualização do Guia Pedagógico e posterior compartilhamento aos Grupos de Trabalho de Saúde Socioemocional e de Educação Especial para possibilidade de contribuições também foram propostas deliberadas em reunião.

Participaram os representantes dos Colegiados de Educação, Turismo e Comunicação. A próxima reunião do Comitê Gestor será no dia 24 de setembro, de maneira presencial, na sede da AMFRI, com discussões das próximas ações para 2021 e 2022.


Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar

O projeto teve início em 2018, com a formação de um comitê gestor das áreas de Turismo e Educação, com a participação de coordenadores pedagógicos, turismólogos e professores no planejamento e estruturação da proposta.

O projeto oportunizou aos estudantes dos 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental maior conhecimento e valorização do turismo local e regional como um dos impulsionadores da economia.

Entre os principais aspectos abordados no decorrer do projeto destaca-se a importância de perceber o turismo como ferramenta social de preservação, valorização da história, da cultura e impulsionador da responsabilidade para com o social e ambiental o que requer maior compreensão da temática, valorização e sentimento de pertença às cidades, por toda a comunidade escolar.

 

Texto: Lyandra Machado Batista - Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org - imprensa@amfri.org.br - Whats AMFRI (47) 99915-1746 - instagram @amfrioficial