Compartilhar share

Grupo de Trabalho de Gestão de Resíduos Sólidos realiza reunião mensal

Publicado em 08/09/2021 às 16:49 - Atualizado em 08/09/2021 às 16:57

Na última sexta-feira (3), o Grupo de Trabalho de Gestão de Resíduos Sólidos (GTGRS) realizou reunião na sede da associação. No encontro, o Engenheiro Ambiental da AMFRI, Leandro Freitas, apresentou as ações e reuniões realizadas pelo GT, pontuando as pendências e ações que faltam finalizar. Ainda na reunião, foi discutida sobre a reprogramação das ações e objetivos do grupo.

Os membros do GTGRS abordaram em pauta os Planos Municipais de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos (PMGIRS), o qual foi elaborado em 2014 na AMFRI. Os membros relataram a situação do Plano em seus municípios, no qual se verificou que grande parte está em fase de revisão dentro do escopo do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O grupo deliberou a sobre a criação de um Colegiado de Saneamento, ideia que já vinha sendo cogitada pela AMFRI e Colegiado do Meio Ambiente, o qual facilitará a discussão do tema da revisão do PMGIRS na região.

Os Planos Municipais de Combate ao lixo o Mar (PCMAR) também estiveram em pauta. Foi discutido sobre a elaboração e a situação de cada município. O engenheiro Leandro será o responsável em verificar as pendências de cada município individualmente, para que seja viável efetivar o Plano.

Em relação ao PCMAR, o grupo ainda discutiu sobre metodologias de caracterização quantitativa e qualitativa do lixo marinho, pensando em ideias de planejar diagnósticos com os mutirões de limpeza de praia e de rios já realizados periodicamente pela região.

Foi relatado ainda sobre o evento World Cleanup Day, que neste ano será no dia 18 de setembro. Como encaminhamento, os membros serão responsáveis em elaborar informativo para que os municípios inscrevam suas ações no site oficial e seguir a metodologia recomendada.

Foi relatado também sobre o fomento das cooperativas de reciclagem e inserção das mesmas no contexto dos centros regionais de inovação, levantando uma demanda de seminário com o tema.

Por fim, foi debatido sobre a importância da compostagem na gestão de resíduos. O grupo também sugeriu a realização de seminário com apresentação de cases de sucesso e um curso com a temática futuramente.

 

Texto: Lyandra Machado Batista - Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org - imprensa@amfri.org.br - Whats AMFRI (47) 99915-1746 - instagram @amfrioficial


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar