You are currently viewing Orientadores Sociais do SUAS são capacitados na sede da AMFRI

Orientadores Sociais do SUAS são capacitados na sede da AMFRI

Trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social participaram nesta  participaram nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/10) de uma capacitação para Orientadores Sociais. O curso realizado no auditório da AMFRI foi ministrado pela doutora em serviço social Darlene de Moraes Silveira, e teve a presença de 87 profissionais de várias cidades do estado, incluindo os municípios da AMFRI.

A tipificação nacional dos serviços socioassistenciais , a histórica da política de assistência social e a Resolução nº 09 do Conselho Nacional de Assistência Social de 15 de abril de 2014, foram os principais temas abordados. Além disso, o perfil, as atribuições e princípios éticos do educador social e/ou orientador social foram apresentadas pela palestrante.

A resolução que ratifica e reconhece as ocupações profissionais de ensino médio e fundamental do SUAS foi amplamente debatida. No tema da história da política para o setor, Darlene dialogou sobre a Lei Orgânica de Assistência Social nº 8.742/1993 e a constituição do sistema Único de Assistência Social – SUAS. Já a tipificação incluiu a apresentação da sistemática de proteção social básica, que é de incumbência do CRAS e a proteção social especial (serviços de média e alta complexidade), que são de responsabilidade dos CREAS e Acolhimentos Institucionais.

Segundo Darlene, este curso inaugura os estudos sobre o educador social e/ou orientador social no estado de Santa Catarina, tema ao qual deve ser ainda amplamente debatido e atualizado. A palestrante ainda acrescenta que o grande números de participantes contribui para o sucesso do evento. “Com certeza, o curso foi exitoso principalmente pelos mais de 80 representantes dos CREAS participarem efetivamente, com ótimos questionamentos e levantamentos de casos”.

Promovido pela EGEM – Escola de Gestão Pública Municipal em parceria com a AMFRI, o curso teve a aprovação de todos participantes. Por unanimidade todos concordaram que o objetivo principal de esclarecer as atribuições dos orientadores/educadores sociais na proteção social básica e especial, associando teoria e prática, foi alcançado.