Fundada em 10 de abril de 1973, a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, formada pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo, atua em regime de cooperação com entidades congêneres, estatais, federais, privadas ou de economia mista. Com o objetivo de promover o estabelecimento da cooperação intermunicipal e intergovernamental e de ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios que a compõe, a AMFRI tem sido um braço de apoio às prefeituras da região.

       Prestando assessoria técnica de alto nível nas diversas áreas da administração pública municipal, tais como: engenharia e arquitetura, projetos especiais, assessoria jurídica, contabilidade, movimento econômico, assistência social e turismo, a AMFRI tem promovido a melhoria da qualidade dos serviços públicos, a um custo significativamente menor através do modelo associativista.

       O modelo associativista, adotado na Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí promove a integração dos interesses e das ações dos municípios, principalmente através da discussão técnica e desenvolvimento de ações no âmbito dos colegiados de secretários municipais, amparados pelo respaldo da articulação política viabilizada na esfera da Assembleia Geral de Prefeitos.

       A AMFRI também atua de forma significativa na promoção da capacitação de técnicos e gestores, com vistas à sua qualificação, o que em última instância gera maior eficiência na prestação de serviços públicos municipais. Além da sua competência técnica, sua isenção político-partidária lhe confere credibilidade junto à sociedade, sendo uma referência na região. Neste sentido se torna um ator estratégico na questão do desenvolvimento regional, principalmente quando se trata de questões do setor público.

SEDE

      Desde 18 de junho de 2004, a AMFRI funciona em uma moderna sede própria, localizada no bairro São Vicente, em Itajaí. O terreno foi doado pela Prefeitura de Itajaí e o prédio de três andares foi construído com recursos próprios da entidade.

      É na sede que prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais se reúnem para discutir os mais diversos assuntos que se referem aos interesses dos municípios. É onde o presidente e a sua diretoria recebem representantes dos mais diferentes órgãos e entidades, são realizadas as Assembleias Gerais, as reuniões da diretoria e os mais variados eventos promovidos pela AMFRI.

       Na sede também trabalha o corpo administrativo e técnico da entidade, que sempre está à disposição dos administradores municipais para orienta-los nas mais diversas áreas da administração municipal.