Em reunião presidida pelo prefeito Moacir Alfredo Bento aconteceu o lançamento dos trabalhos e a apresentação da equipe técnica e administrativa da Univali, que irá elaborar o plano diretor, em parceria com a AMFRI.
O projeto será realizado por técnicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com a participação da AMFRI e Prefeitura de Navegantes, e estabelecerá a diretriz geral de política urbana exigida pela Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades.
De acordo com o assessor de projetos especiais da AMFRI, engenheiro João Luiz Demantova, a lei exige que municípios com mais de 20 mil habitantes e aqueles que fazem parte de regiões matropolitanas ou aglomerados urbanos devem apresentar seus planos diretores ainda este ano.
O professor e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, Jânio Vicente Rech, afirmou que a elaboração de um Plano Diretor é essencial para o desenvolvimento de um município e traz inúmeros benefícios. %u201CO Plano Diretor é um planejamento participativo, onde a comunidade decide os critérios de zoneamento e ocupação do solo. Entre as vantagens está o fato de se poder direcionar o crescimento da cidade para áreas propícias, sempre preservando o meio ambiente%u201D, explicou Jânio Rech.
A AMFRI e a Univali também estão elaborando os planos diretores de Luiz Alves, Ilhota e Bombinhas.