Os recursos destinados pelo governo federal, num total de 120 milhões de reais, estão previstos no PPA e alocados no orçamento do Ministério de Turismo para liberação num prazo de quatro anos. Para a fase inicial da obra, prevista para este ano serão liberados R$ 25 milhões, enquanto que o governo estadual disponibilizará R$7,5 milhões dos R$36 milhões necessários para a contrapartida.
O assessor de projetos da Amfri, engenheiro João Luiz Demantova, justifica que os recursos foram captados através do Ministério de Turismo em razão da ponte servir como elo fundamental da Rodovia Turística da Costa Verde e Mar, que pretende unir Balneário de Piçarras a Bombinhas, antiga Rota do Sol e Costa Esmeralda.
Projeto
Em reunião realizada neste mês de junho o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) apresentou projeto de concepção arquitetônica da ponte. Na ocasião os técnicos e representantes dos municípios discutiram os parâmetros de engenharia. A princípio, pretende-se que a ponte tenha entre 50 e 60 metros de atura, utilizando-se na construção a tecnologia de ancoragem por meio de cabos de aço (steils).
Os pontos de origem nos dois municípios também estão sendo discutidos entre as secretarias de planejamento e tudo deverá estar definido até o final de agosto, quando a Amfri espera ter condições de partir para a fase de contratação do projeto básico de engenharia, que será oferecido como a contrapartida dos municípios.
O convênio deverá ser assinado até o final do ano, afirma o secretário executivo da Amfri, Célio Bernardino, que prevê o início da obra para os primeiros meses 2009.