Os prefeitos da Amfri receberam na manhã desta segunda-fera (1) o trabalho realizado pela Comissão Técnica Tripartite Estadual de Meio Ambiente (CTTEMA/SC). Intitulado “Caminhos da Recuperação” o documento foi transformado num manual com orientações para a recuperação ambiental dos municípios atingidos pelo desastre ambiental ocorrido em novembro de 2008 em Santa Catarina.
A comissão é composta por representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Fundação do Meio Ambiente (FATMA), Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente ANAMMA).Para a realização do trabalho a comissão tripartite contou com o auxílio de técnicos e pesquisadores que trabalharam por mais de dois meses até a conclusão do documento.
Disponibilizaram apoio técnico as seguintes entidades: Fecam, Furb, Univali, Ammvi, Fujama, Cttmar, Ibama, SDS, Fatma, Fundação de Agência de Água do Vale do Itajaí (Projeto Piava), Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Luis Alves e CIMVI.
“Caminhos da Recuperação” é um manual contendo um breve diagnóstico e caracterização do desastre. ” No documento é possível encontrar orientações e recomendações aos 64 municípios atingidos pela catástrofe, inclusive para evitar o mal uso de recursos públicos”, afirma Américo Ribeiro Tunes, superintendente do Ibama em Santa Catarina.
Ao receber o documento, o prefeito de Ilhota e presidente da Amfri, Ademar Feliski, agradeceu o empenho e o esforço da equipe de técnicos da CTTEMA pelo trabalho realizado “que será de fundamental importância na orientação aos técnicos dos 64 municípios atingidos para a recuperação das áreas de acordo com as reais necessidades ambientais”.
A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo promotor Marcelo Trupel Coutinho, deputado estadual Adherbal Ramos Cabral, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Gilberto Gadotti, prefeito de Ilhota e presidente da Amfri, Ademar Feliski, superintendente do Ibama, Américo Ribeito Tunes, vereador Nikolas Reis e prefeito de Porto Belo, Albert Stadler.