Foi inaugurada na noite desta quinta-feira (18) mais uma importante obra projetada pelo setor de engenharia da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, em parceria com a prefeitura municipal de Itapema. Trata-se do novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria da Glória de Veríssimo Faria, localizado no Bairro Sertão do Trombudo, em Itapema. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do município e comunidade. Também estiveram presentes representando a AMFRI os engenheiros civis Ralf Nordt e Djan Dinis de Souza, e a arquiteta autora do projeto, Nara Giacomini dos Santos.
Nos mais de 3,7 mil metros quadrados de área construída, a escola irá receber 343 alunos, que poderão desfrutar de uma estrutura composta por dois laboratórios de informática, 16 salas de aula, auditório, biblioteca, pátio coberto e descoberto, área administrativa, refeitório e cozinha. Além da estrutura física, os mais de 17 mil metros quadrados de área verde em torno do educandário permitem aos estudantes integração direta com a natureza. Projetos de captação de água das chuvas, separação de resíduos, horta escolar, pomar, trilhas ecológicas, e ainda pequenas oficinas de reciclagem de papel serão algumas das ações viabilizadas na Escola Maria da Glória.
“Essa é a melhor e a maior escola do nosso município”, declarou o prefeito municipal Sabino Bussanello. O prefeito elogiou a grandiosidade e a beleza da estrutura da nova escola, que promete ser referência no município. Presente na cerimônia, e emocionada com a realização da obra, a diretora da escola, Joseane Simas, definiu seu sentimento em apenas uma palavra. “Alegria. Nenhuma palavra definiria tão bem o que estamos sentindo quanto esta”, declarou. A secretária de Educação de Itapema, Geonete Bernardi Agostinho, em seu discurso, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram para a construção da escola e manifestou suas expectativas. “Que esta obra física possa abrigar a construção de muitos seres, para um mundo mais humano”.
O projeto da Escola Municipal Professora Maria da Glória de Veríssimo Faria, idealizado pela arquiteta da AMFRI, Nara Giacomini dos Santos, foi iniciado em junho de 2007. Depois de aprovado, a obra levou dois anos para ser concluída, tendo início em fevereiro de 2008. “A Escola Maria da Glória possui concepção de uma escola moderna, com interesse em incorporar o meio ambiente como tema interdisciplinar, onde o aluno pode exercer atividades esportivas, culturais, recreativas, que visem o seu bem estar físico, cultural e mental”, define a arquiteta. O projeto rendeu horas de dedicação, mas é motivo de satisfação para Nara e toda a equipe da AMFRI. “A concepção deste projeto foi uma experiência significativa, uma realização profissional muito grande no sentido de poder projetar um espaço amplo e com as condições necessárias para promover a educação de forma prazerosa e consistente”, conclui.