A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI e seu Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social (COSEMAS) receberam na tarde desta quarta-feira, 1 de setembro, a visita da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes.
Com o objetivo de apresentar os programas desenvolvidos pelo Ministério e falar da implementação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a ministra ressaltou a importância do contato direto com os municípios. “Reunimos os prefeitos, governantes das cidades do Brasil para dialogar, fomentar e apresentar o resultado do nosso trabalho, fazer um diagnóstico do que foi feito”, salientou.
De acordo com Márcia, foram investidos cerca de R$ 40 bilhões na área de assistência social. Segundo a ministra, a ampliação do número de Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, é prioridade. “Hoje muitas cidades brasileiras contam com o CRAS, e os municípios catarinenses que ainda não tem o Centro, terão até o fim do ano”, enfatizou.
A ministra também ressaltou que, com a aprovação do Projeto de Lei do Sistema Único de Assistência Social (PL/SUAS) será possível o pagamento de pessoal com recursos federais, bem como a implantação do SUAS. Em sua fala, Márcia comprometeu-se ainda a ceder um técnico do Fundo Nacional para capacitar os contadores municipais da região da AMFRI sobre a Política Nacional da Assistência Social.
Presente na reunião desta quarta-feira, o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Antônio Derli Rodrigues da Costa, elogiou a atitude da ministra em visitar a região da AMFRI, pois demonstra a sintonia que se tem entre os municípios, governo estadual e governo Federal. “É um incentivo para a criação, organização e funcionamento de conselhos municipais, que se estende desde o CRAS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) até o Conselho do Idoso”, destacou.
Ao secretário de estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, a ministra solicitou empenho do Estado na articulação e efetivação dos serviços, e ressaltou que Santa Catarina poderia receber bem mais recursos do governo Federal do que vem recebendo atualmente.
Colegiado de Assistência Social
A vinda da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome foi uma conquista para Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social (COSEMAS), já que essa é a primeira vez que um ministro do MDS visita à região da AMFRI. “Desde maio começamos a articular a vinda da ministra, o que culminou com o acontecimento de hoje. È um avanço na área da política social, mostra que estamos no caminho certo, e que temos muito a avançar para concretizar o fortalecimento deste seguimento”, concluiu a secretária de Assistência Social de Bombinhas e vice-presidente do COSEMAS, Maria Angélica de Souza.