O Colegiado de Secretários Municipais de Meio Ambiente da AMFRI recebeu, na manhã desta quinta-feira (07), o Gerente de Desenvolvimento Ambiental da Fundação do Meio Ambiente – FATMA, Gilberto Antônio Gadotti, que falou sobre a estrutura que o órgão estadual dispõe para atender a demanda de serviços dos onze municípios da região da AMFRI.
Gadotti comentou sobre os problemas recorrentes na região e ouviu os secretários, que expuseram as dificuldades enfrentadas em seus municípios, solicitando apoio da FATMA na busca pela solução dos problemas. O gerente regional colocou sua equipe à disposição e acrescentou que considera importante essa aproximação e parceria entre a FATMA e os municípios. Gadotti enfatizou que o trabalho do órgão seria mais ágil se houvesse uniformização na legislação dos municípios. "Deveria haver uma uniformidade quanto as leis municipais para facilitar as tomadas de decisão da FATMA".
Entre as sugestões feitas pelo colegiado está a participação da FATMA em reuniões trimestrais. Gadotti, mais uma vez, colocou a estrutura do órgão à disposição para auxiliar os municípios e prestar esclarecimentos nas reuniões, sempre que houver necessidade. A aproximação entre a região e a FATMA também é bem vista pelo presidente de Fundação de Meio Ambiente de Itapema, Juaci do Amaral. "Os municípios que possuem dúvidas devem buscar parceria com a FATMA, pois todos temos os mesmos objetivos e é preciso valorizar o trabalho que a mesma vem desenvolvendo nesses anos."
Outro assunto discutido na reunião foi trazido pelo coordenador técnico da Fundação de Meio Ambiente de Itajaí, Lair de Oliveira, que propôs a realização de um seminário sobre Arborização Urbana, com o objetivo de promover a conscientização do poder público. O assunto será colocado em pauta na próxima reunião, que será realizada no dia 04 de agosto de 2011, às 9 horas.