Capacitação faz parte de um programa do Colegiado de Turismo da AMFRI, que busca aprimorar o atendimento prestado ao turista que visita a região
Foi realizada na última quarta-feira (31), mais uma etapa do Programa de Capacitação para Atendentes dos Postos de Informações Turísticas da Costa Verde & Mar, região formada pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. O treinamento objetiva melhorar a qualidade do atendimento e das informações prestadas ao turista que freqüenta a região.
Desde o início da capacitação, no mês de julho, já foram trabalhados temas como noções de qualidade no atendimento, história e geografia da Costa Verde & Mar. Na etapa desta semana, os participantes aprenderam a formular roteiros turísticos com base no conhecimento adquirido nos módulos anteriores. Na metodologia adotada para as atividades em sala, cada grupo precisou desenvolver um roteiro abrangendo os principais atrativos turísticos de outro município da região, o que permitiu aprofundar o conhecimento do grupo sobre a cidade pesquisada.
Para o professor Antônio Assef, que ministrou o curso, esse processo de integração e troca de informações entre os municípios é uma importante ferramenta na busca pelo fortalecimento da região, já que a partir dessa qualificação, todos os atendentes serão capazes de promover a Costa Verde & Mar como um todo. "A nossa idéia é fazer com que todas as informações fiquem centralizadas em todos os Postos de Informações Turísticas", ressalta Assef. Ao término do curso, o grupo fará uma segunda etapa do tour de familiarização (Famtour) nos onze municípios da região. O primeiro Famtour foi realizado em 2010.
A experiência de conhecer a Costa Verde & Mar tem agradado os participantes, já que muitos ainda não haviam tido a oportunidade de estar em todos os municípios. "No primeiro Famtour eu me surpreendi bastante. Nunca tinha visitado Ilhota e Luís Alves", declarou a coordenadora de eventos da Secretaria de Turismo de Penha, Sarita Francisco. Para o turismólogo da Secretaria de Turismo de Navegantes, a experiência é essencial e contribui para melhorar as informações prestadas aos visitantes. "Essa vivência é muito importante para que possamos vender bem o turismo dos municípios", acrescentou.
Nas próximas etapas, a Capacitação para Atendentes dos Postos de Informações Turísticas da Costa Verde & Mar ensinará noções de língua inglesa e língua espanhola, para o atendimento a turistas estrangeiros. O projeto de capacitação é uma realização do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR, em conjunto com o Colegiado de Secretários Municipais de Turismo, órgão vinculado à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI.