A Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI realizou, no dia 25 de outubro, a 1ª Conferência Regional Sobre Transparência e Controle Social – Consocial, com a participação de representantes da sociedade civil, poder público e conselhos dos onze municípios que congregam a região.
Ao todo, 160 participantes assistiram palestras e debateram os temas propostos nos quatro Eixos Temáticos da Consocial, resultando na elaboração de 20 propostas. Entre as mais votadas estão: Implantar um plano de comunicação com informações padronizadas, em linguagem clara e acessível por diversos meios, prevendo divulgação direta à sociedade civil; Elaborar, pelo município, materiais informativos, tais como: cartilhas, panfletos, folders para conhecimento da população sobre o controle social (como fiscalizar); Incluir nos currículos escolares disciplina de políticas públicas; e Tornar a corrupção um crime hediondo. Além das propostas, 42 delegados foram eleitos para representar a região na etapa estadual.
Para o secretário executivo da AMFRI e presidente da etapa regional da Consocial, Célio José Bernardino, a iniciativa em estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública é louvável. “É com satisfação que realizamos a 1ª Consocial da região da AMFRI. Queremos neste dia despertar a consciência da sociedade para a importância de fiscalizar o uso do dinheiro pago por cada um de nós e, através do controle social, criar mecanismos de prevenção da corrupção e fortalecimento da cidadania”, declarou Bernardino em seu discurso de abertura.
A 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social dos municípios da AMFRI foi realizada na Universidade do Vale do Itajaí. Ao final da Conferência, os participantes fizeram a avaliação do evento, opinando sobre aspectos da organização, que precisam ser aprimorados em uma eventual segunda edição. A maioria dos participantes que responderam à pesquisa (91%) demonstrou disposição em participar de outras edições.