Nesta quinta-feira (12), o Colegiado de Gestores de Comunicação Social da AMFRI (COGECOM) desempenhou uma visita técnica a Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba – SMCS. Conhecer a equipe, estrutura e esclarecer dúvidas sobre a atuação e funcionamento da secretaria foram os objetivos do grupo composto por secretários, jornalistas, assessores de imprensa, designers, fotógrafos e relações públicas da região da Foz do Rio Itajaí.
Participaram da visita técnica, quinze representantes dos municípios de Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves e Navegantes, além da assessoria de imprensa da AMFRI. Foram realizadas reuniões entre o grupo e o responsável pelo Departamento de Mídias Sociais e Internet, Álvaro Benvenutt, a diretora de Redação e Departamento de Divulgação, Lorena Aubrift Klenk e a Relações Públicas, Kazumi Hirono.
A SMCS possui mais de 80 funcionários, distribuídos entre Marketing, Divulgação, Redação, Fotografia, Rádio Prefeitura, Criação, TV Prefeitura, Mídias Sociais, Atendimento a Jornais, e Atendimento ao Cidadão, além de contar com assessores de imprensa em outros órgãos municipais. “Temos uma demanda muito grande de produção, para conseguirmos organizá-la, realizamos a cada 15 dias uma reunião de pauta como toda equipe, e temos como um dos resultados cerca de 20 matérias produzidas por dia”, conta a diretora de Redação, Lorena.
Os representantes da AMFRI ainda tiveram a oportunidade de conhecer o processo de criação e consolidação das redes sociais da prefeitura sendo utilizadas como veículos de comunicação. O responsável pelo Departamento de Mídias Sociais e Internet, Álvaro Benvenutt, elucidou sobre este processo, enfatizando que é necessário criar uma forma de comunicar a mesma informação de diferentes maneiras, pois cada ferramenta online – site, facebook, twitter, instagram – possui um formato.
Para a Secretária de Comunicação de Navegantes, Vânia Voltolini, a experiência na visita a SMCS de Curitiba foi muito positiva. “O colegiado participou e prestou muita atenção nos cases relatados pelos profissionais do setor e que são referência no país. Nós de Navegantes, assim como os demais representantes da AMFRI, voltamos entusiasmados e motivados para adaptar e aplicar algumas ideias e sugestões, principalmente no que se refere as mídias digitais”, conclui Vânia.