Na manhã desta sexta-feira (28), os prefeitos e vice-prefeitos da região participaram na sede da AMFRI de sua assembleia do mês de agosto. Um dos principais temas em pauta no encontro foi à apresentação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), sobre a prestação de contas da aquisição da nova sede.
A nova sede da federação estará localizada em parte de um prédio no Bairro Estreito, em Florianópolis e abrigará o todos os órgãos do Sistema FECAM: FECAM, EGEM, CIGA e ARIS. Além disso, foram apresentadas as realizações do movimento municipalista, as reivindicações da mobilização permanente e um modelo de gestão baseado em indicadores. O 1º vice-presidente da federação e prefeito de Taió, Hugo Lembeck abriu o encontro agradecendo os prefeitos presentes o apoio da região na nova empreitada da FECAM que é aquisição da sede própria.
O investimento total da nova sede é de quase R$ 10 milhões, rateados entre as entidades e os municípios associados ao sistema FECAM. A mudança de local, que deverá acontecer em breve, atenderá uma série de necessidades estruturais. “Viemos também agradecer pelo empenho que todos estão fazendo, que se tornou ainda maior neste momento de recessão econômica, e reforçarmos que a FECAM é nossa, e estaremos cada vez mais próximos dos prefeitos e de seus municípios para fortalecemos e ampliarmos nossas ações conjuntas”, completou Hugo.
O diretor de Articulação Institucional da Fecam, Celso Vedana, falou sobre a mobilização permanente dos municípios e relatou que, dentre as reivindicações ao Estado, está à defesa dos interesses dos municípios e associações regionais como a defesa nos projetos de alteração na legislação para que as desonerações do IPI sejam limitadas a competência da União e a isenção aos municípios de taxas estaduais relativas a cemitérios e cascalheiras.
O encontro contou com a presença do presidente da AMFRI e prefeito de Itapema, Rodrigo Costa; do prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza; o prefeito de Penha, Evandro dos Navegantes; a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva; a prefeita de Camboriú, Luzia Mathias; o prefeito de Ilhota, DanielC. Bosi; o prefeito de Balneário Piçarras e 2º Vice-presidente da FECAM, Leonel Martins; o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e o vice-prefeito de Luiz Alves, Milton Guedert, e o diretor executivo da Fecam, Rodrigo Guesser.