You are currently viewing Chuva forte causa alagamentos na AMFRI e em seus municípios

Chuva forte causa alagamentos na AMFRI e em seus municípios

A tempestade na noite deste domingo (13) causou estragos nos municípios da região da AMFRI, sendo eles, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Itajaí, Ilhota, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. A grande quantidade de chuva em um curto período de tempo teve como principais consequências ruas alagadas, ainda foram registrados pequenos deslizamentos de terras, e destelhamentos, não foram registrados casos com vítimas.

Várias avenidas e ruas foram tomadas pela água, o que gerou transtornos no trânsito. Residências e comércios ficaram sem luz, casas ficaram alagadas, comerciantes e moradores passaram a madrugada limpando seus imóveis.  Em Balneário Camboriú, por recomendação da Defesa Civil, uma família foi retirada de casa. De acordo com a Defesa Civil de Itajaí, o volume de chuva de aproximadamente 100 mm em pouco mais de uma hora, número correspondente à metade esperada para o mês inteiro. O centro e os bairros Cordeiros e São Vicente onde está localizada a AMFRI foram os mais afetados. O primeiro andar da sede da AMFRI também ficou alagado.

Desta forma parte da equipe técnica da associação esteve mobilizada nesta segunda-feira (14) na limpeza dos ambientes, não houve danos materiais, mas os cômodos do primeiro andar da sede da AMFRI, que incluem o Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – Citmar e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região – CIS-AMFRI apresentaram acumulo de água e terra.

Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí a semana continua instável, de calor, com sol durante o dia e pancadas de chuvas e trovoadas localizadas entre a tarde e a noite. Há muita nebulosidade sobre o estado, e fortes áreas de instabilidade sobre o norte da Argentina. As temperaturas mínimas ficarão entre 22/25°C e as máximas entre 29/35°C.

A população deve procurar abrigo seguro a qualquer princípio de chuva com ventos e rajadas fortes. É aconselhado que em caso de movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como inclinação de postes e árvores, a família deve saia do imóvel. A Defesa Civil Municipal atende pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros no telefone 193.

Texto: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Assessora em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org   –   imprensa@amfri.org.br