Prefeitos de municípios da Foz do Rio Itajaí e o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino participaram nesta semana da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento realizado de 15 a 18 de maio foi promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com a participação de seis mil municipalistas.
Após passarem pelo credenciamento, gestores, entre eles, os Prefeitos de Itapema e Porto Belo, Nilza Simas e Emerson Stein, tiveram acesso aos totens de atendimento para receber orientações e informações para auxiliar na gestão municipal. Para esta edição do evento, a CNM disponibilizou atendimento nas áreas de Saúde, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Defesa Civil, Desenvolvimento Rural, Assistência Social, Jurídico, entre outras.
Os gestores também visitaram a IX Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias e participaram da abertura do Congresso Internacional Municipalista. O evento contou com uma extensa programação, entre os assuntos em pauta estiveram, o lançamento do Congresso FLACMA, pleitos ao Executivo Federal, a pauta municipalista no Congresso Nacional, a convergência para qualificar a judicialização, o movimento Mulheres Municipalistas, o Brasil em Reformas: Previdência e Tributária, serviços e produtos do Banco do Brasil, e a integração dos sistemas de controle e governança.
Aproveitando a ida a Brasília, prefeitos da AMFRI se reuniram com autoridades nacionais com o objetivo de pleitear recursos para a região. Em uma das audiências, Ana Paula da Silva, Presidente da AMFRI, junto ao vice-prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Muller e o Prefeito de Camboriú, Elcio Rogerio Kuhnen, o Senador Dalirio Beber e deputados federais trataram sobre a retomada dos investimentos para a duplicação da BR-470. “O Ministro dos Transportes, Mauricio Quintella, nos recebeu e acolheu o pedido de investimentos na ordem de 230 milhões, a fim de garantir o escoamento da produção catarinense, e, principalmente, salvar muitas vidas com a melhora das condições de tráfego na região”, ressaltou a Presidente da AMFRI.