Preocupados com a situação do Hospital Universitário Pequeno Anjo, vereadores solicitaram uma reunião com representantes da AMFRI. O presidente da associação, Élcio Kuhnen, e o secretário executivo, Célio José Bernardino, receberam na manhã desta segunda-feira (9), os vereadores, representantes do Hospital e da ADR.
A diretora administrativa do HUPA, Attela Jenichen Provesi, apresentou os números e estatísticas de uso da unidade pelos municípios e a situação financeira do hospital. Segunda ela, “desde julho de 2017 não há compra de equipamentos no Hospital”. Isso dificulta os atendimentos e muitas vezes coloca em risco a vida das crianças e adolescentes atendidos pelo HUPA.
Os custos extras têm sido cobertos pela Univali, que é mantenedora do hospital. O problema é que, sem dinheiro, não há investimento em novas especialidades e nem para a necessária ampliação. Hoje a falta de espaço já prejudica o atendimento, que chega a 3,5 mil crianças por mês.
Atualmente apenas Itajaí mantém contrato colaborando mensalmente ao hospital. Os representantes da AMFRI e o secretário regional da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itajaí, Fredolino Alfredo Bento, concordaram com os vereadores Marcelo Werner (Itajaí) e Paulo Coral (Baln. Piçarras), e se comprometeram em buscar parcerias, propostas e formas para ajudar o único hospital infantil da região.