Os Grupos de Trabalho composto pelas equipes dos Centros de Referência da Assistência Social da região (CRAS) e pelos profissionais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) participaram na tarde desta segunda-feira (12) de uma capacitação sobre a Vigilância Socioassistencial. O evento foi conduzido por representantes daSecretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST/SC).
A Vigilância Socioassistencial é uma função da política de Assistência Social, juntamente com a Proteção Social e a Defesa de Direitos estabelecida pela Norma Operacional Básica do SUAS (Artigo 1º – NOB SUAS 2012). Paloma Mariucci da Coordenação de Vigilância Socioassistencial da Secretaria SST conta que o evento foi muito produtivo por tratar de questões de vigilância, monitoramento e avaliação do Sistema Único de Assistência Social.
A capacitação ainda abordou a importância da implantação da vigilância nos municípios e os aplicativos e suas funcionalidades na Rede SUAS. “Esperamos agora que os técnicos e gestores possam levar para os seus municípios conhecimento a cerca das informações tratadas no encontro e que produzam seus diagnósticos socioterritoriais de maneira qualificada”, conclui Paloma.