A Prefeitura de Penha solicitou nesta terça-feira (22), para a equipe de engenharia e arquitetura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), a produção de projeto para repaginar a área central da cidade. A ideia é melhorar a acessibilidade da Rua João de Assis (frente a Igreja Matriz), melhorar a infraestrutura em frente a Secretaria da Fazenda e promover um sistema binário nas Ruas José João Batista e Nilo Anastácio Vieira.
Segundo o secretário de Governo, Reginaldo Waltrick, a ideia é colocar paver na Rua João de Assis e fechá-la para o trânsito de veículos. Da mesma forma, aplicar o piso tátil nas calçadas do entorno da praça central. “Com isso vamos prolongar a calçada em frente a Secretaria da Fazenda, onde hoje os pedestres dividem espaço com os veículos”, detalha Reginaldo, após reunião com a equipe da Amfri e o secretário de Turismo, Dorval Carvalho Gonçalves.
Um segundo passo no projeto será reformular o trânsito da Rua José João Batista, que hoje é conhecido por ser mão inglesa. A intenção é criar um estacionamento em 45 graus e tornar o fluxo de veículos único em sentido a Avenida Eugênio Krause. “Com isso, que vem pela Avenida Eugênio Krause e tem a intenção de acessar a Avenida Nereu Ramos terá de vir pela Rua Nilo Anastácio Vieira”, completa Reginaldo.
O projeto deve ser apresentado ao prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes, dentro das próximas semanas. Os custos de execução também serão apresentados na mesma ocasião. A realização do projeto vai ao encontro de um requerimento parlamentar do vereador Clóvis Bergamaschi, que também participou da reunião com a equipe técnica da Amfri.