You are currently viewing Banco Mundial aprova implantação do projeto de Mobilidade Urbana regional da AMFRI

Banco Mundial aprova implantação do projeto de Mobilidade Urbana regional da AMFRI

A comitiva da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), oficializou nesta quarta-feira (30), aos diretores do Banco Mundial, a solicitação de apoio técnico e financeiro para implementação do Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR) da região da AMFRI. O ato ocorreu durante a reunião da diretoria do Banco Mundial, em Brasília. O grupo esteve liderado pelo Presidente da AMFRI e Prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira.

Também estiveram integrando a comitiva à deputada estadual Paulinha da Silva, o prefeito de Balneário Piçarras e 1º vice-presidente da AMFRI, Leonel José Martins, o prefeito de Bombinhas Paulo Dalago, o secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, e o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino.

O projeto de mobilidade urbana que integra os municípios da AMFRI recebeu a aprovação do Banco Mundial no mês de dezembro, no ano passado técnicos do banco estiveram na região onde analisaram o projeto, e agora está oficializado a cooperação da entidade. O projeto foi apontado pela instituição como inovador, pioneiro no Brasil e de interesse público. O próximo passo da associação é acelerar os trâmites burocráticos para formalizar a parceria.

O Sistema de Transporte Coletivo Regional é um projeto pioneiro no Brasil pela proposta de gestão consorciada e poderá ser o primeiro de transporte coletivo em nível mundial com 100% da frota movida a energia elétrica. Ele é composto por 11 linhas integradas, que conectam os 11 municípios da AMFRI, de forma multimodal, e será implantado via CIM – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI. “Acreditamos que este projeto possa servir de modelo já que esse tipo de consórcio pode tornar o processo menos burocrático e mais eficiente, por ser liderado pela representação de um conjunto de municípios”, disse Paul Procee, coordenador de Operações de Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial.

“Nossa região é composta por cerca de 780 mil pessoas e no verão chegamos a quase 2 milhões. Precisamos de ações que facilitem a locomoção entre os municípios, já que não existe, praticamente distâncias territoriais entre eles. Isso irá facilitar a vida dos trabalhadores que moram num município e trabalham em outro, o que é muito comum em nossa região. É a primeira região do país que desenvolve um grande projeto de mobilidade que independe das esferas estadual e federal”, é o que declarou o presidente da AMFRI e prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Texto: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Assessora em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org  –  imprensa@amfri.org.br  –  Whats AMFRI (47) 99915-1746
*Com Informações e Fotos da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Balneário Camboriú