You are currently viewing Gestores de Convênios conhecem Sistema de Acompanhamento de Programas da FECAM

Gestores de Convênios conhecem Sistema de Acompanhamento de Programas da FECAM

O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI se reuniu na tarde desta quarta-feira (26) para tratar de uma série de assuntos. Entre eles a apresentação do Sistema de Acompanhamento de Programas e Editais – SAPE, realizada pelas Assessoras do Escritório de Projetos da FECAM (Federação Catarinense de Municípos), Marli Burato e Natassha Moresco Maia.

Segundo as assessoras da Fecam o SAPE será disponibilizado em breve as prefeituras e de forma gratuita. O sistema auxiliará os municípios no acompanhamento de editais e possibilidades de captação de recursos para as mais diversas áreas, apresentando critérios de seleção, check list, modelos de documentos, manuais e portarias referentes ao processo de seleção, além da lista de contatos técnicos de todos os órgãos envolvidos.

Após a apresentação os membros do colegiado analisaram o 1º Encontro Estadual de GMCs. O grupo avaliou o evento de forma positiva, pois o mesmo trouxe informações importantíssimas para captação e gestão de convênios estaduais e federais. ‘O encontro ainda possibilitou uma maior visibilidade à função de Gestor Municipal de Convênios que é uma das mais importantes no êxito das administrações municipais”, destacou o presidente do colegiado e secretário de governo e planejamento estratégico de Itapema, Leonardo Cordeiro.

Houve ainda a apresentação do GMC e Secretário de Obras de Luís Alves, Ronaldo Tiedt, sobre a viagem técnica dos prefeitos à Brasília na semana passada.
Ronaldo trouxe uma série de informações importantes, como a prioridade para pagamentos de convênios de obras concluídas ou em fase de conclusão. Segundo o secretário a crise está trazendo prejuízo aos municípios com a falta da liberação dos recursos de convênios. “Neste momento precisamos ter cautela e aguardar a sensibilização do governo federal e também a pressão política dos parlamentares e prefeitos para que haja uma breve normalização dos repasses aos municípios”.

Encerrando o encontro, o assessor de projetos da AMFRI, Roberto de Souza, apresentou a avaliação dos seminários Caixa para Gestores de Convênios. O Colegiado sugeriu melhorias na parceria entre a Caixa, FECAM e os Municípios, com o objetivo de priorizar a desburocratização de procedimentos e assim agilizar a aprovação dos projetos e a liberação de recursos aos municípios.