Os membros do Colegiado de Gestores Municipais de Convênios – GMCs dos municípios da AMFRi, estiveram em Brasília entre os dias 25 e 27 de abril, participando da 4ª edição do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O EMDS é o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país, reunindo prefeitos, secretários e técnicos municipais numa série de eventos conjuntos ou paralelos como: oficinas técnicas, palestras, expocidades, praça de boas ideias, experiência inovadoras e sustentáveis, balcões de atendimentos dos ministérios, entre outros.
Além dos Gestores de Convênios, vários prefeitos, vices e secretários da região participaram do evento. A Presidente da AMFRI, Ana Paula da Silva, prefeita de Bombinhas fez questão de estar presente no evento, participando da solenidade de aberto e de vários palestras sobre sustentabilidade e inovação.
No evento, o governo federal informou que irá liberar R$ 10 bilhões para investimento nas cidades. O anúncio foi feito pelos ministros Dyogo Oliveira, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e Bruno Araújo, das Cidades, na terça-feira, 25, durante a Solenidade Oficial do IV EMDS. Os investimentos serão destinados primeiramente à iluminação, gestão de resíduos sólidos, mobilidade e saneamento.
Aproveitando os dias em Brasília, os gestores de convênios das prefeituras da AMFRI também realizaram uma série de reuniões técnicas nos ministérios e com assessorias parlamentares. O intuito principal foi a busca de informações sobre fontes de recursos aos municípios, desburocratização de procedimentos para a liberação de recursos contingenciados e trazer para a região capacitações, além de maior contato e proximidade com os técnicos dos ministérios que analisam os projetos dos municípios da AMFRI.