Os secretários municipais de agricultura e pesca iniciaram a segunda etapa do projeto Desenvolvimento da Piscicultura Continental em Viveiros Escavados para Produção de Tilápias na região da AMFRI. A primeira etapa foi promovida em 2014 e a partir de agora os secretários em parceria com a AMFRI implantarão o projeto.
Após a realização do diagnóstico feito com base em mais de 400 propriedades rurais dos municípios de Balneário Piçarras, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo foi constatado o interesse de 96 piscicultores em desenvolver o projeto. A implantação do projeto será iniciada em Itajaí, após Camboriú e sucessivamente de acordo com as deliberações que vão ocorrer.
O Secretário da Pesca e Aquicultura de Itajaí, Agostinho Peruzzo, explica que O Engenheiro Agrônomo contrato pela AMFRI, Maurício Narloch Lenkaitis, será o responsável técnico pelo desenvolvimento do projeto. “O engenheiro irá orientar os interessados sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), desenvolverá estudos ambientais, sociais e econômicos de cada propriedade, fará o projeto técnico de retificação e ou construção de viveiros escavados, bem como, o de licenciamento ambiental da piscicultura”.
Além disso, paralelo as ações técnicas que o engenheiro agrônomo realizará, serão promovidas pela EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, em parceria com a AMFRI,várias capacitações neste ano, voltadas aos piscicultores.