Secretários das áreas de agricultura e pesca estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira (11/02) na sede da AMFRI. O tema em destaque foram às atividades já realizadas no Projeto Regional de Piscicultura, onde ficou constatado a importância econômica desse projeto e o seu aperfeiçoamento e ampliação. Também foram deliberadas as próximas ações para a agricultura da região.
A coordenadora do colegiado, Neuza Bottega apresentou um resumo das atividades já desenvolvidas no Projeto da piscicultura em águas continentais – viveiros escavados – produção de tilápias. Foram realizadas 400 visitas nas propriedades rurais para apresentar o projeto e verificar a possibilidade de produção, destas 96 tiveram interesse e ficou definido iniciar o projeto com 18 piscicultores. O potencial regional para o desenvolvimento da piscicultura também foi destaque por haver uma demanda crescente no mercado e proporcionar rendimento diferenciado se compararmos com a produção de outros produtos.
Todos os presentes foram unânimes em ressaltar a importância econômica do projeto e sua viabilidade. Cada um dos integrantes do Colegiado de Agricultura e Pesca – COSMAP presentes no encontro apresentou suas pendências quanto ao projeto. Alguns ainda estão aguardando a liberação da licença ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FATMA. Outros piscicultores já estão fazendo a entrega da produção, e após receberem orientação técnica por meio do projeto já constataram que a renda melhorou consideravelmente.
Em seguida, foram definidas pelo colegiado as próximas ações para a área de agricultura. Entre eles estarão: empreendedorismo rural, agricultura familiar, tecnologia rural, ressaltando que Itajaí através do programa SC Rural irá desenvolver e cada município poderá desenvolver ações sobre esses temas. Segundo Neuza “o colegiado terá como desafio em 2016 elaborar uma campanha de divulgação sobre esses temas”.