Na manhã desta segunda-feira, dia 31, foi realizada uma apresentação para os prefeitos atuais, os prefeitos eleitos para o mandato de 2017-2020, e seus respectivos secretários de saúde. O encontro teve como objetivo mostrar um diagnóstico compactado da saúde na região da AMFRI, além de apresentar todo o SUS e suas normas nos municípios.
A reunião foi aberta pelo Presidente da AMFRI e Prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, que deu as boas vindas a todos e parabenizou a gestão que irá começar a atuar no próximo ano por solicitar o encontro com este tema de suma importância. Todos os municípios associados à AMFRI estiveram presentes, além de representantes do município de Balneário Camboriú e da 17ª Regional de Saúde.
As secretarias municipais de saúde, junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS-AMFRI e a 17ª Regional de Saúde elaboraram o diagnóstico. Entre os dados apresentados esteve como funciona toda a estrutura da secretaria de saúde dentro do município para que os prefeitos novos já tenham uma visão de como esta a saúde no seu município.
“Essa apresentação é de extrema importância para os novos prefeitos, pois vejo que se eu tivesse tido algo assim no meu inicio de mandato poderia ter evitado alguns equívocos em minha gestão” destacou a Prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias.
Também foi abordado que é imprescindível que o secretário de saúde e equipe técnica estejam capacitados e comprometidos com o setor, além do prefeito estar atento a todos os problemas relacionados. A necessidade de buscar incentivos financeiros para os hospitais tanto pequenos quanto grandes e assim melhorar a quantidade de leitos e aumentar o atendimento na região foram assuntos debatidos.
Cada município é obrigado a investir 15% na área de saúde. Um dos destaques da apresentação mostrou que todos os municípios se preocupam tanto com o setor que investem mais que o mínimo. O levantamento feito pelas secretarias municipais aponta a média de investimento dos municípios nos últimos 3 anos, sendo:
Balneário Camboriú 26,23%
Balneário Piçarras 22,58%
Bombinhas 21,50%
Camboriú 23,92%
Ilhota 18,32%
Itajaí 19,82%
Itapema 21,08%
Luiz Alves 20,48%
Navegantes 22,15%
Penha 26,10%
Porto belo 20,98%
O encontro foi tão produtivo que todos os presentes concordaram que é preciso continuar se aprofundando no tema, assim foi agendada uma nova reunião.