Dando continuidade às ações em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), o Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI recebeu na tarde desta segunda-feira (24/9) a visita técnica do Coordenador da REGOV – Representação de Governo da Caixa Econômica Federal de Blumenau, Rafael Steil e do Supervisor de Filial, Alexandre Vieira. Os técnicos da Caixa apresentaram as principais novidades na situação do Programa Avançar Cidades.
O programa possui uma linha de crédito do Governo Federal para obras de mobilidade urbana e para saneamento, que teve a adesão de todos os municípios da região, onde os mesmos aguardam a aprovação dos projetos e da documentação financeira. A sugestão é que os municípios agilizem os procedimentos para a aprovação e contratação ainda este ano, em virtude da mudança de gestão do governo federal.
Também foi apresentado aos representantes da região as principais novidades do sistema SICONV, que irá aprimorar os procedimentos de aprovação e acompanhamento dos projetos de engenharia das obras a serem efetuadas com recursos federais, através de convênios. Gradativamente os processos em papel terão a transição para a forma digital, gerando maior transparência, agilidade e economia em todos os procedimentos da execução das obras.
Um dos interesses da Gerência de Governo da Caixa, também foi ouvir os anseios dos Gestores Municipais de Convênios, e garantir a padronização de procedimentos em todas as suas regionais. A AMFRI também tem uma particularidade, onde os municípios de Porto Belo, Bombinhas e Itapema pertencem a Gerência Regional de Governo da Caixa de Florianópolis. Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Luiz Alves e Ilhota pertencem à Representação de Governo da Caixa de Blumenau; e Balneário Piçarras e Penha à Representação de Governo da Caixa de Joinville.
Outro assunto em pauta foi às novidades no SIGEF, sistema de gestão de convênios e captação de recursos estaduais. Uma nova versão do sistema está em fase final de implantação e os GMCs estão passando por uma série de capacitações para se adequarem as novidades que pretendem facilitar e agilizar os procedimentos. Na reunião foram repassadas as principais mudanças e dicas para o êxito na correta aplicação dos recursos estaduais e para aprovação das prestações de contas