Nesta segunda-feira (5), os assessores de Projetos das Associações de Municípios de todas as regiões do estado promoveram uma reunião itinerante na sede da AMMVI, em Blumenau. O encontro foi focado no treinamento sobre o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), com a consultora em Educação da AMFRI e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Gilmara da Silva.
Conforme a instrutora, os assessores foram capacitados sobre cadastro, restrições e inconformidades, solicitação de desembolso e prestação de contas do Simec relacionado às obras. Além disso, o treinamento abordou os sistemas SIGARP – Sistema de Gerenciamento de Atas de Registros de Preços e SIGPC – Sistema de Gestão de Prestação de Contas, Ciclo 2011/2014 do Plano de Ações Articuladas (PAR), principalmente no que tange os termos de compromisso vigentes, prestação de contas, cadastro de ações e possibilidades de termos de compromisso 2018/2019.
A AMFRI foi representada no evento por seu assessor de projetos e convênios, Roberto de Souza, que presta assessoria aos 11 municípios que compõem a associação, na área de captação de recursos e gestão de convênios estaduais e federais. Roberto contou que no período da tarde os assessores de projetos das associações de municípios elaboraram o planejamento das ações para 2019.
“Para o próximo ano daremos ênfase nas Parcerias Público-Privadas, planejamento dos orçamentos municipais e estudo dos orçamentos do governo do estado e federal para direcionamento das propostas de captação de recursos e reuniões técnicas com os novos governos”. Os Assessores também estarão elaborando estudos de formatação organizacional, além de ferramentas para valorização dos setores de captação de recursos nos municípios e dos técnicos denominados GMCs – Gestores Municipais de Convênios.