A assembleia geral do mês de outubro englobou diversos temas diferentes e igualmente relevantes. Durante toda a manhã desta sexta-feira (27), os prefeitos conheceram e deliberaram sobre assuntos como, veículo escolar com acessibilidade diferenciada, Sistema de Notificação Eletrônica de Trânsito. Como destaque foi aprovado à continuidade a um Programa Regional de Controle da População de Cães e Gatos.
Representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA) de Balneário Camboriú apresentaram uma proposta de Programa Regional de Controle Populacional de Cães e Gatos para a AMFRI (PRODOG). Maria Heloisa Furtado Lenzi que também é integrante do Colegiado de Meio Ambiente da AMFRI destacou que é necessário fazer algo para tratar do assunto, pois a População de cachorros em domicílios já está maior que a de crianças, sendo cerca de 52,2 milhões cachorros e de crianças até 14 anos 44,9 milhões (IBGE 2013).
Para colocar o projeto em prática será preciso atuar em quatro pilares: educação ambiental; esterilização; combate aos maus tratos e abandono; e adoção. “Vamos precisar da ajuda e apoio das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Educação para juntos montarmos uma força tarefa de Proteção e Saúde Animal atendendo de forma eficaz toda nossa região”, conclui Maria Heloisa. Os prefeitos deliberaram pelo andamento do projeto, solicitando que deem continuidade a consolidação do mesmo e tragam a próxima assembleia os dados como o investimento para execução.
A Volare Veículos Ltda., Unidade de Negócios da Marcopolo S.A. apresentou o Volare Access, veículo avançado tecnologicamente e com total acessibilidade para o transporte urbano, sem elevador, conforme norma NBR 15570 e também, no segmento escolar. Segundo o representante da empresa, Fabio Vinicius Nogueira, o grande diferencial do Volare Access é ter piso baixo e motor traseiro com dimensões reduzidas o que gera uma maior comodidade principalmente a crianças e idosos.
Em seguida o Sistema de Notificação Eletrônica do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) foi apresentado. Renato de Souza Marques, gerente do Serpro, mostrou como funciona a gestão de infrações e penalidades de trânsito sendo uma solução centralizada, integrada e informatizada para a gestão dos processos administrativos decorrentes das autuações. Ele ainda enfatizou que o sistema resulta em integração e agilidade na arrecadação e se colocou a disposição dos prefeitos para esclarecimentos individuais para assim fazerem a adesão ao sistema.