You are currently viewing Colegiado de Agricultura e Pesca debate metodologia e potencial do cultivo de macroalgas

Colegiado de Agricultura e Pesca debate metodologia e potencial do cultivo de macroalgas

Nesta quinta-feira (10), o Colegiado de Agricultura e Pesca da AMFRI esteve reunido na sede da AMFRI, para encontro mensal. Na ocasião, o Coordenador Estadual em Maricultura e Pesca da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Everton Della Giustina, realizou uma apresentação sobre a situação atual e o potencial do cultivo de macroalgas para os municípios.

“Em parceria com a Univali, mantém-se instalado uma unidade de observação no município de Penha, no qual foi constatado que há um potencial produtivo para a espécie muito grande na região. Por isso, apresentamos os pontos positivos e os gargalos ainda existentes. A intenção é que os Secretários estejam por dentro do potencial da região, tenham conhecimento do que vem sendo trabalhado em relação ao assunto, para que possamos futuramente fazer o planejamento de ações que viabilizem a produção desta espécie nos municípios litorâneos da AMFRI”, explica Everton.

Ainda na reunião, o grupo alinhou as demandas que serão tratadas em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Moacir Sopelsa, no dia 17 de março. O foco será no alinhamento de demandas do Programa SC Mais Pesca; proposta de um Programa semelhante ao SC Mais Pesca no setor da agricultura; aquisição de equipamentos e aumento da cota do calcário.

A comitiva que representou o Colegiado de Agricultura e Pesca da AMFRI nas reuniões técnicas em Brasília no fim do mês de fevereiro, liderada pelo Presidente do Colegiado e Secretário da Pesca de Porto Belo, Frank Max Marques, compartilhou com os demais integrantes do colegiado a extensa agenda de reuniões e as deliberações, classificando a viagem como positiva e produtiva.

Por fim, foi reeleita a diretoria do Colegiado. O Secretário Municipal da Pesca de Porto Belo, Frank Marques, continua no cargo de presidente, e o Secretário de Pesca e Agricultura do município de Penha, Rubens João de Souza Filho, segue como vice-presidente.

 

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial